Últimas notícias:

Loading...

Virada Sustentável 2021 discute a construção do futuro pós-pandemia

Festival tem programação gratuita, com direito a shows de Lenine, Gal Costa e Zeca Baleiro, além de muito teatro, dança, exposições, bate-papos e mais!

Por: Redação

Até 22 de setembro de 2021

Todos os dias

Atividades digitais e presenciais em SP - confira programação abaixo. Algumas atividades são traduzidas em Libras

As questões importantes para a humanidade no futuro pós-pandemia são discutidas na 11ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país. Neste ano, assim como em 2020, a programação acontece de forma híbrida, com atrações online e presenciais.

O evento ocupa, entre os dias 2 e 22 de setembro, diversos espaços de SP, como os CEUs, o CCSP – Centro Cultural São Paulo e o Teatro Sérgio Cardoso. E boa parte das atividades presenciais também serão transmitidas aqui no Youtube.

Virada Sustentável - Lenine, Zeca Baleiro e Gal Costa
Crédito: Lenine: Flora Pimentel | Gal Costa: Julia Rodrigues | Zeca Baleiro: Silvia Zamboni - divulgação - Agência LemaLenine, Zeca Baleiro e Gal Costa se apresentam na Virada Sustentável 2021!

Com o tema #MinhaMensagem, o festival pretende discutir o atual e importante momento de construção coletiva para os anos que virão. Por isso, 100 organizações de diversos setores da sociedade civil escreveram frases que conectam todas as atrações da virada e serão projetadas em 400 pontos da cidade, como metrô, paradas de ônibus, escadarias e empenas de prédios.

Além dessas intervenções, a Virada Sustentável mantém, durante todo o evento, dez pontos de coleta de eletrônicos e pilhas em 10 estações do metrô (Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus).

Você pode aproveitar a oportunidade para descartar produtos de pequeno e médio porte, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, que ganharão destino adequado no ciclo da reciclagem.

O que curtir na Virada Sustentável 2021?

A programação está recheada de atrações incríveis, como os shows de Lenine, Gal Costa e Zeca Baleiro, que interpreta o musical infantil “Zoró Zureta”. Essas apresentações acontecem no Teatro Sérgio Cardoso, com plateia reduzida, e são transmitidas online.

Já o CCSP recebe mais de 50 atividades, com direito a teatro, circo, dança, performance, música instrumental, contação de histórias, exposições e atividades relacionadas ao bem-estar.

Entre os destaques, estão a contação de histórias com o celebrado escritor indígena Daniel Munduruku; a apresentação de dança hip hop do grupo Zumb.boys; um pic nic ao pôr do sol e ao som de jazz no jardim suspenso do CCSP; e o espetáculo teatral “Um Canto para Carolina”, da Cia dos Inventivos, inspirado no livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Crédito: André Hoff - divulgação - Agência LemaA peça “Um Canto para Carolina” é Inspirada no livro de Carolina Maria de Jesus

Outra atração da Virada Sustentável é a exposição “Sem Saída”, do cartunista estadunidense Andy Singer, que faz uma reflexão em suas obras sobre mobilidade urbana. A mostra pode ser conferida dentro da estação Tatuapé do Metrô durante todo o evento.

Ainda tem o “Fórum Virada Sustentável”, uma programação incrível de painéis online, construída a partir de uma pesquisa com representantes da iniciativa privada e da sociedade sobre quais temas eles consideram mais urgentes.

Alguns desses assuntos são economia circular, negócios de impacto, mudança climática, Amazônia, desigualdade e diversidade. Para participar dessas conversas, que também são traduzidas em Libras, é preciso se inscrever aqui.

A Virada Zen preparou um monte de atividades incríveis para a promoção do bem-estar, como um bate-papo com o monge Satyanatha e o show instrumental MeditaJazz.

Duo Meditajazz
Crédito: Thales Menezes - divulgação - Agência LemaGrupo MetidaJazz vai te fazer sentir zen!

O festival também tem uma vasta programação paralela, feita por instituições parceiras como o Sesc SP, Espaço aFlora, Rotary SP e as bibliotecas públicas de São Paulo. Fique ligado(a) nas redes sociais e sites dessas entidades para saber mais detalhes.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Curtiu? Tem dezenas de outras atividades incríveis para curtir na Virada Sustentável 2021! Confira aqui a programação completa do evento.

Fique ligade nestas outras dicas lindas para curtir em SP:

?>