Imagem do Topo

Virada Sustentável 2019: confira os destaques da programação

Zélia Duncan, Orquestra Tom Jobim, Luedji Luna e Barbatuques recheiam a programação do ano!

Por: Redação | Comunicar erro
Até
25
de agosto 2019
Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Diversos horários - confira programação abaixo

É tempo de ser sustentável, de misturar pessoas, de celebrar a diversidade, de despertar a consciência…É tempo de Virada Sustentávelo maior festival de educação e mobilização para a sustentabilidade do Brasil.

Durante quatro dias, SP mergulha numa programação incrível, com mais de 600 atrações em 200 espaços diferentes, todas com entrada grátis!

Virada Sustentável SP
Crédito: Paulo Henrique BaumannO que você sonha pra sua cidade? <3
Virada Sustentável SP
Crédito: Divulgação Virada SustentávelEm 2018, 100 minas grafitaram as ruas da Lapa de Baixo!
Virada Sustentável SP
Crédito: Divulgação Virada SustentávelTambém rolaram inúmeras intervenções musicais e artísticas
Virada Sustentável SP
Crédito: Divulgação Virada SustentávelE, claro, muuuitas atividades zen!
Virada Sustentável SP
Crédito: Divulgação Virada SustentávelMuito amor <3

CURTA SP: festas perfeitas para curtir com os pequeninos

De 22 a 25 de agosto, prepare-se para curtir inúmeras atividades infantis, vivências zen, rodas de conversa com os temas importantíssimos para a sociedade e, é claro, muitos shows maravilhosos!

Os destaques da vez ficam para Luedji Luna e Zélia Duncan + Orquestra Jovem Tom Jobim no Ibira, sessões de cinema ao ar livre no Parque Mário Covas, pintura coletiva no Minhocão, Jazz ao Pôr do Sol no Unibes Cultural e mais uma edição da Rua das 100 Minas na Lapa, que reúne grafiteiras na produção de uma arte coletiva.

Com muito amor e empatia, o evento tem como premissa aumentar o engajamento da sociedade em relação ao tema sustentabilidade e unir causas e organizações transformadoras, misturando muita arte e cultura nesse caldo!

Descubra todas as possibilidades da Virada Sustentável 2019:

  • Música

Uma programação deliciosa ocupa o Palco do Ibirapuera! No dia 25, às 16h, rola Zélia Duncan e Orquestra Tom Jobim em celebração à MPB. No mesmo dia, às 19h, Luedji Luna apresenta “Um Corpo no Mundo”, disco que traz uma África estendida e ressignificada.

Dia 24 também promete lindezas: Barbatuques apresenta o show “Barbatuquices” às 11h, seguido da Orquestra Mundana Refugi, às 16h; e Aláfia às 19h.

  • Fórum

O destaque do ano é internacional: o grego Antonis Mavropolus, Presidente da ISWA (International Solid Waste Association), que apresenta palestra no dia 22, às 14h, no Unibes Cultural.

O Fórum Brilia, evento beneficente criado por voluntárias, promove um dia palestras, vivências e debates a fim de despertar no ser humano o autoconhecimento, equilíbrio e bem-estar. Serão  abordados temas distintos, que buscam proporcionar aos convidados uma transformação interior por meio de conteúdos como a importância dos animais nas nossas vidas, o hábito de uma vida saudável por meio da alimentação, o uso consciente de medicamentos, a responsabilidade que todos têm ao comunicar algo, além de meditação e yoga dance. O evento ocorre no dia 24 de agosto, a partir das 9h, no Espaço de Eventos do Instituto Biológico SP (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana).

  • Artes Visuais

No domingo, dia 25, a partir das 10h, o Minhocão é ocupado pelo “Jardim Suspenso da Babilônia”. A atividade com o artista Felipe Morozini promove uma reflexão sobre o poder de transformação do espaço público, atraindo as pessoas para pintar flores no asfalto, ressignificando a cidade, trazendo o senso de coletividade, desenvolvendo a empatia e a gentileza com o próximo.

Já antes, nos dias 21 e 22, das 19h às 3h, o cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação se colore com projeções incríveis nascidas de uma parceria entre a produtora Visualfarm e Imagine 2030, que tem como missão ativar o poder de transformação das pessoas tendo a imaginação como guia.

  • Mostra de Cinema

No dia 24, às 18h, o MIS apresenta a pré-estréia de “Longe da Árvore”, da diretora Rachel Dretzin. O longa é baseado no premiado livro de Andrew Solomon e narra a história de famílias que enfrentam desafios excepcionais na base do amor, empatia e compreensão.

No Parque Mario Covas, dia 25, às 15h, também rola o Cine Solar, primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar!

  • Mostra de Teatro

A VS 2019 traz a maior programação de teatral de todas as edições! Entre eles o espetáculo ‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ no Teatro Sérgio Cardoso, dia 22, às 21h, que reúne ao palco três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil.

O Museu da Diversidade Sexual também apresenta uma programação com oficinas de Teatro Narrativo, Escrita Sustentável e espetáculos. No Palco de Mostra de Teatro do Ibirapuera, diversas experiências familiares podem ser vivenciadas, como Yoga Pais e Filhos com o Yoga com Histórias.

  • Mostra de Dança

O Instituto Tomie Ohtake, a Cia Pé no Mundo e o pianista Fabio Leandro apresentam um espetáculo inspirado em histórias reais de personalidades negras, que mesmo vivendo em situações de extrema adversidade, se destacaram e influenciaram a história do Brasil – como João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento e Aleijadinho. A apresentação corre no dia 22, às 19h.

Já no dia 24, às 11h, a Fábrica de Cultura do Jaçanã recebe o coletivo T2JOVACREW para o espetáculo “Urbanos”, que trata as condições que um corpo urbano carrega, seguido de uma batalha de dança, expondo tudo que as personagens pensam e sentem em um ambiente tão decrépito.

  • Kids

Como sempre, a Virada está recheada de atividades infantis! Entre elas, mais de 30 contações de histórias por toda a cidade, atividades em 48 unidades dos CEUs, Parque Ibirapuera e Parque Mário Covas <3

Dia 24, às 11h, o palco principal do Parque Ibirapuera recebe o incrível Barbatuques, uma experiência musical abrangente e interativa, na qual pessoas de todas as faixas etárias são convidados a explorar a diversidade de timbres do corpo como palmas, estalos, sons produzidos pela boca ou pelos pés.

Também rola uma Feira de Troca de Brinquedos, às 11h no Parque Mário Covas, onde os pequeninos podem levar brinquedos antigos e trocar com outras crianças.

  • Bem-Estar

Em parceria com a Virada Zen e o Personare, uma enorme programação toma conta da serraria do Parque Ibirapuera, misturando yoga, meditação, práticas integrativas e até Bloco de Carnaval “Zen”.

Na Unibes Cultural, dia 23, a partir das 7h, é a vez da Festa Wake, que tem como missão preparar os participantes para um bom início de dia, com participação de músicos indígenas e sessão de meditação.


Preparamos uma lista com lugares incríveis para ir de bike e descobrir um novo jeito de ver e sentir a cidade: