Vista Chinesa: um passeio para sair do óbvio

Por: Catraca Livre

 
Cristo, Pão de Açúcar e Arpoador, todo mundo já ouviu falar. É importante ir? Sim, claro. Mas o Rio guarda outros tesouros. Tesouros de encher os olhos e transbordar o coração. Deixo então, com boa dose de ciúmes (tenho ciúmes dos meus lugares preferidos), a dica para vocês conhecerem a Vista Chinesa. Do topo do mirante, você tem uma visão privilegiadíssima do Rio de Janeiro. É de chorar de lindo (me emocionei na primeira vez que fui. Olha que vexame, rs!).

De lá, dá para avistar praticamente a cidade inteira. Chegar, por si só, já é um grande programa! Quem tiver um preparo físico de atleta (ainda que amador), pode se aventurar a subir a ladeira a pé ou de bike. Todo dia de manhã, há treinos de corrida e bicicleta acontecendo por lá. Eu confesso que precisaria de 10 anos de academia para lograr com êxito o objetivo “treinão na vista”.

Creio que a subida (a pé) totalize umas 4 horas. Tenso, né? Sendo assim, a melhor alternativa para nós reles mortais chegarmos lá, é ir de carro ou táxi. Não existem linhas de ônibus que passam por lá, uma vez que a Vista fica no Parque Nacional da Tijuca, área de preservação ambiental. Para quem for de carro, uma boa notícia: há estacionamento por ali – cuidado para não atropelar os ciclistas, pelo amor de Deus!

Recomendo irem pela Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico e subirem pela Estrada Dona Castorina. Como o lugar fica no Parque Nacional, quem tiver vindo da Tijuca ou da Barra deve ir até o Alto da Boa Vista, pegar a Estrada da Vista Chinesa e subir até o número 789. No mais, se deslumbrem com a paisagem e entendam o porquê da célebre frase “Deus é carioca”.

Atendendo a pedidos: como baratear essa visita? Pegue o 509 (General Osório – Horto), o 416 – Saens Peña – Jardim Botânico (Horto) ou o 508 – Horto – Botafogo (Via Jardim Botânico – Circular) e salte no ponto da Pacheco Leão (o último! Pede para o cobrador te avisar). De lá tome um uber ou táxi para seguir viagem. Deve sair por volta de R$ 15 de táxi e R$ 8 a 10 de Uber.

Quer saber o que fazer no Rio?! Baixe o aplicativo gratuito “Cariocando no Rio” ou carioque-se no instagram @cariocandonorio.