Últimas notícias:

Loading...

Você sabe usar o fio dental? Nós ensinamos

Só metade dos brasileiros escovam os dentes com os três itens fundamentais para uma boa higiene bucal: escova, pasta e fio dental, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“O fio dental é capaz de remover a placa bacteriana de lugares onde a escova não alcança, especialmente do espaço entre os dentes”, esclarece a dra. Luciana Toledo Costa Salviatto, especialista em periodontia do Instituto Bibancos de Odontologia.

InesBazdar/Shutterstock

“Seu uso não só previne a cáries, mas também outras doenças que podem ser fatais, como câncer de boca, HPV, diabetes, doenças renais e até mesmo problemas cardíacos”, afirma.

E você, não vai querer engrossar essa estatística, vai? Então conheça os cinco passos para usar o fio dental corretamente e as respostas das dúvidas mais comuns:

  1. Corte uma boa porção do fio, de pelo menos 20 cm.
  2. Enrole nos dedos médios e deixe apenas um pequeno pedaço entre os indicadores.
  3. Introduza o fio entre os dentes e leve-o até a gengiva, esfregando na horizontal contra o dente da frente e depois contra o dente de trás.Retire-o sempre pela lateral.
  4. Passe entre todos os dentes e não esqueça de passar atrás do últimos dentes.
  5. Quando acabar, escove com pasta para evitar o mau odor que a remoção da placa pode causar.

Devo usar fio dental depois de todas as refeições? Sim, é o ideal. Mas nunca deixe de passar o fio pelo menos antes da última escovação, a noturna.

Fio ou fita dental? A diferença básica é que a fita é mais larga e teoricamente remove uma quantidade maior de placa. Mas as duas são eficazes.

E para quem tem próteses fixas ou aparelhos ortodônticos? Recomenda-se o passador de fio dental ou o superfloss, que têm em uma de suas extremidades um dispositivo de plástico semelhante a uma agulha, para facilitar a introdução e a passagem sob os dentes.

E se sangrar? Em 90% dos casos, não é o fio que provoca o sangramento, mas uma inflamação. Portanto, se sangrou, insista um pouco mais naquele ponto específico. Em até três dias o problema desaparece.

E se doer? Fio desfiado, arrepio na hora de passá-lo ou dor podem ser um sinal de cárie. Procure o seu dentista!

LEIA TAMBÉM:

5 (maus) hábitos que podem estragar seus dentes

 

 

Em parceria com Instituto Bibancos

O Instituto Bibancos de Odontologia, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, é uma clínica que há 30 anos oferece serviço transdisciplinar em odontologia. Foi fundado por Fabio Bibancos, cirurgião-dentista graduado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), especialista em Odontopediatria e Ortodontia, mestre e doutor em Saúde Coletiva, coordenador da Escola do Pensamento em Saúde e presidente voluntário da OSCIP Turma do Bem, hoje a maior rede de voluntariado especializado do mundo, que já beneficiou 56 mil crianças e jovens carentes com graves problemas bucais.

Compartilhe:

?>