‘Vozes Conscientes’ celebra Consciência Negra na Casa Rio

Com atrações gratuitas, público acompanha o show do rapper O Limce, um debate sobre corrupção e racismo e as performances de Kelson Succi e Andrea Bak

Por: Redação

21 de novembro de 2019

19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Na semana da Consciência Negra, a Casa Rio recebe um evento gratuito que reúne diferentes artistas negrxs. É a primeira edição do “Vozes Conscientes”, com uma programação de performances, show, debate, lançamento de clipe e muita comida boa.

Rapper O Limce, dramaturgo Kelson Succi e poeta Andrea Bak participam da primeira edição do Vozes Conscientes
Créditos: Daniel Ferreira (O Limce), Julio Mello (Kelson Succi) e Andréia Morais (Andrea Bak)
Rapper O Limce, dramaturgo Kelson Succi e poeta Andrea Bak participam da primeira edição do Vozes Conscientes

Tudo começa com o debate “Cavalo de Troia – Corrupção, racismo e a história brasileira”. Participam da discussão o rapper O Limce, o dramaturgo Kelson Succi e a roteirista Renata Sofia, idealizadora do longa original “MC Estrela”. Ao final da conversa,O Limce lança o clipe “Cavalo de Troia”, gravado nas Ruínas do Lazareto, na Ilha Grande (RJ), local que foi um dos principais entrepostos de recebimento de escravos ilegais no Brasil. Mais tarde, às 21h, tem o show dele, com as músicas de seu primeiro trabalho.

Depois, Kelson Succi apresenta trechos de seu primeiro monólogo, “Cuidado com Neguin”, que fez temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na história, o público acompanha o cotidiano de um jovem pobre, negro e favelado que sobe e desce o Complexo do Alemão diariamente para ocupar a cidade. A obra tem o objetivo de denunciar os  abusos que os corpos pretos sofrem, mostrar a beleza da favela e contar as histórias que precisam ser contadas.

QUEM É ESSE NEGUIN?

Uma obra de Kelson Succi, “QUEM É ESSE NEGUIN?” é o primeiro vídeo-performance lançado pelo CUIDADO COM NEGUIN. Filmado numa das entradas do CPX do Alemão, pensado sobre a criação de conteúdos artísticos pretos e favelados onde neguins e neguinhas sejam protagonistas, colaboradores e criadores. Nessa primeira performance temos como estrela principal o incrível Filipe De Oliveira que topou embarcar no universo do NEGUIN e criar junto com a direção a poética desses movimentos. A nossa trilha potente é resultado de conversas e cafés extensos entre Fenanu nosso diretor musical e Kelson Succi nosso idealizador. A execução do vídeo só se tornou possível com a muito bem-sucedida parceria com a BERRO. e a eles enviamos nossos sinceros agradecimentos por toparem fazer essa arte rataria de neguin favelado. A base de tudo é a nossa incrível produção do nosso saudoso Brenno Erick junto com a fofura de Clark Succi, que conseguiram movimentar todo esse rolê gastando praticamente zero reais.Direção: Kelson SucciPerformer: Filipe De OliveiraTrilha Original: FenanuDireção de Produção: Brenno ErickAssistente de Produção: Clark SucciCâmera e Edição: Mendes O’Julio Still e Making-Off: Priscila Martinho Direção de Mídia: Mário CameloProdução de vídeo: BERRO.www.facebook.com/BERROinc #poweredbyBERRO.

Posted by Cuidado Com Neguin on Friday, September 7, 2018

“Vozes Conscientes” também conta com a presença cantora e poeta Andréa Bak, integrante do Slam das Minas e do grupo de rap Nefetaris Vandal. Em sua performance, a artista recita poesias e textos que abordam a diáspora histórica dos negros, mulheres e indígenas.

O cardápio fica por conta da chef togolesa Louise Nya, que traz comidas típicas do Togo. Também serão vendidas camisetas da grife Cuidado com Neguin.

Programação completa do “Vozes Conscientes”:

19h – Debate “Cavalo de Troia – Corrupção, racismo e a história brasileira”, com O Limce, Kelson Succi e Renata Sofia

A música “Cavalo de Troia”, do rapper O Limce, faz uma analogia do “presente de grego” da guerra de Troia com as caravelas portuguesas e uma crítica à origem da corrupção na história brasileira. Ela e os temas envolvidos serão o mote do debate.

20h – Lançamento e exibição do clipe “Cavalo de Troia”, de O Limce

Gravado na Ilha Grande, o clipe tem a participação do ator André Ramiro e tem como cenário o antigo presídio da Ilha que, por quase cem anos (de 1802 a 1888), tornou-se uma dos maiores locais de recebimento e transporte de escravos ilegais no Brasil.

20h15 – Performance “Cuidado com neguin”, de Kelson Succi

20h45 – Performance de Andrea Bak

21h – Show O Limce
Encerrando a noite, o rapper O Limce apresenta as canções do seu primeiro EP, “Cavalo de Troia”.