92ª Festa da Achiropita celebra cultura italiana no Bixiga

Wagner Moura ganha fotografia na exposição ‘Objetos da Memória’


Até
19
de agosto 2018
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
Das 11h às 18h

Galeria de Arte

Projeto da artista Sandra Delgado, mulher do ator, reúne imagens de 36 pessoas com objetos importantes para elas no Retrato Espaço Cultural

Durante um mês, a fotógrafa Sandra Delgado estendeu uma lona de caminhão antiga em seu ateliê e retratou 36 pessoas com um objeto pessoal importante para elas. O resultado pode ser visto agora na exposição gratuita “Objetos da Memória”, que ocupa as paredes de pedra centenárias da Galeria Escombros, no Retrato Espaço Cultural, no Rio de Janeiro.

Na mostra, o visitante pode pode conferir uma instalação composta por retratos, depoimentos em áudio e objetos pessoais, como fotografias antigas, vestimentas, relíquias de família, obras de arte e itens de uso cotidiano, cuja importância é subjetiva e sensível. Em uma das imagens, o ator Wagner Moura, marido da artista, aparece segurando o copo de estanho do pai.

Fotografia de Wagner Moura integra a exposição 'Objetos da Memória', de Sandra Delgado
Crédito: Sandra DelgadoFotografia de Wagner Moura integra a exposição ‘Objetos da Memória’, de Sandra Delgado

Unidos, estes objetos formam um relicário de memórias e afetos que conta tanto sobre as histórias de vida e identidade de seus possuidores, quanto do nosso tempo e de quem as registrou.

Para aprofundar o debate sobre o tema Memória, Sandra Delgado participa de uma Roda de Conversa com a psicanalista Maria Rita Kelh no dia 10 de agosto, às 19h. A programação também inclui uma Visita Guiada com a fotógrafa, no dia 16 de agosto, às 17h, para marcar a última semana da exposição.

Exposição 'Objeto da Memória', em cartaz no Retrato Espaço Cultural
Crédito: Retrato Espaço Cultural/FacebookRegistros de 36 pessoas com objetos importantes para elas ocupam as paredes da Galeria Escombros, no Retrato Espaço Cultural

Sobre a artista

Sandra Delgado é baiana, natural de Salvador, estudou Comunicação na UFBA, Fotografia e Ciências Sociais na UCAM-RJ, Artes Visuais na EAV-Parque Lage e fez residência artística na Escola Flora, em Bogotá (Colômbia). É mãe de 3 filhos, artista visual e documentarista. Atualmente, vive em Los Angeles.

A exposição “Objetos da Memória” fica em cartaz no Retrato Espaço Cultural até o dia 19 de agosto, de terça à sábado, das 11h às 18h.

Dez exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada!

Compartilhe:

Autor: Por: Redação