10 atitudes indispensáveis para viajar mais em 2016

Por: Catraca Livre

Um ano novinho em folha, com mil possibilidades para ser feliz, sonhar alto e viajar muito! Sempre começamos com planos e expectativas, mas os meses passam voando e chegamos no final do ano sem ter exatamente concluído nossa lista de coisas incríveis que tínhamos programado fazer.

O que muita gente não pensa é que tirar sonhos do papel pode ser muito mais simples do que se pensa. É tudo questão de planejamento e foco.

Para ajudar a todo mundo colocar o pé na estrada, as  meninas do blog Mala de Aventuras fizeram uma lista com 10 atitudes indispensáveis para poder viajar mais em 2016. São dicas imperdíveis que elas utilizam no dia a dia delas e que ajudam muito na hora do planejamento! Vamos conferir?

#1 Faça um porquinho
 
 

Quem gosta de ficar cheio de moedas na carteira ou na bolsa? Além delas fazerem peso desnecessário, dá a maior preguiça de ficar contando para pagar algo depois com elas.

Se você ainda não tem um porquinho, faça um pra ontem! É só chegar em casa e criar o hábito de juntar as moedinhas em algum lugar. Vez ou outra, vá na padaria trocar e você se encontrará alguns centos mais rico!

#2 Cozinhe em casa e chame os amigos

Uma das coisas que mais pesa nos meus gastos mensais é comer fora: desde um pãozinho de queijo quando bate fome na rua até ir para bar com as amigas e ficar até altas horas.

Esse tipo de gasto é um dos melhores para cortar quando se tem um objetivo em mente, que no meu caso (imagino que no de vocês também), sempre é viajar mais!

Claro que não dá pra ficar sem encontrar a galera ou se privar de um mimo vez ou outra. Não precisa ser radical. Mas convidar os amigos para jantar em sua casa não é má ideia, peça para eles levarem as bebidas e festa a vista! Sessão de filme e popoquinha também tá valendo!

#3 Faça uma limpa no armário

Sempre que tem uma ocasião especial, você abre o armário e sente como se ele estivesse vazio mesmo ele estando repleto de roupas?

A gente tem mania de acumular: roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, etc. Que tal aproveitar o início do ano e fazer uma limpa em casa, selecionar alguns objetos que não tem mais utilidade para você e colocar à venda em algum dos sites do tipo “enjoei” que tem por aí? Além de te deixar mais leve, você ganhará uns trocados para juntar para sua tão esperada viagem.

#4 Compartilhe seu sonho

É sempre melhor trabalhar em equipe, então junte-se a um amigo que topa se aventurar com você e trabalhem juntos para tirar a viagem do papel. Estabeleçam metas, comecem a se planejar e comprem a passagem. Agora não tem mais volta, vai ter que trabalhar para conseguir pagar as contas! hahah

Agora, se você não encontrou nenhum amigo que esteja disposto a ir para o seu destino escolhido, vá em frente! Não se desespere ou largue seu sonho pra lá. Viajar sozinho pode parecer estranho de início, mas depois você decobre que pode ser uma experiência maravilhosa em muitos sentidos: auto conhecimento, estar mais aberto ao novo, fazer novas amizades…

#5 Coloque o pé na estrada

Ao invés de fazer uma viagem para longe, que tal fazer uma roadtrip pelo Brasil? Aposto que existem diversos lugares incríveis próximo de você e que você nunca foi explorar.

Chame a galera, coloque as malas no carro, faça uma playlist com o clima da viagem, tenha um mapa em mãos, e pé na estrada! A vantagem é que dividindo os gastos com gasolina e pedágio, a viagem fica baratinha, o que te permite ir ainda mais longe!

#6 Seja um desbravador
 
 

Escolha destinos fora da rota comercial: é impossível gastar pouco viajando para capitais mundiais, como Paris ou Nova Iorque. Se você optar por viagens para lugares menos explorados e mais escondidos pode se surpreender e ter ótimas experiências, como por exemplo em países da América do Sul e até dentro do nosso Brasil.

#7 Seja um rato de internet

Meaning: fique de olho nas promoções de passagens aéreas que rolam internet afora. Seja persistente e vasculhe todos os cantinhos atrás daquela promo perfeita para seu bolso.

Um dos principais gastos em uma viagem é com a passagem aérea. Dependendo do destino, ela pode custar alguns milhares. Se você está aberto quanto ao destino, fique caçando passagens baratas, sempre tem ótimas promoções no Melhores Destinos.

Caso você já tenha um destino em mente, existe a opção de receber ofertas para o lugar de sua escolha com um teto que você estabelece. Sites como o Decolar.com possuem essa facilidade.

 #8 Procure opções de hospedagem com descontos

A gente sempre usa o Booking para encontrar hotéis e pousadas quando viajamos, ficamos de olho naqueles bem recomendados por outros usuários e com um preço acessível. Outra facilidade que eles tem são as ofertas espertas que sempre rolam no site. Para encontrá-las, faça a sua busca com seu destino e data de viagem e marque a opção “oferta esperta” no canto esquerdo da página.

 #9 Que tal explorar novas formas de hospedagem?

Para gastar ainda menos com hospedagem, você pode optar por acampar, o que é uma experiência ótima se você está com uma turma de amigos ou quer conhecer gente legal.

Outra opção que eu já testei e aprovei foi o Couchsurfing, que significa dormir no sofá de pessoas desconhecidas por algumas noites e fazer amizade com pessoas locais, que podem te dar várias dicas sobre a cidade e até sair com você um dia ou outro. Para quem está viajando sozinho ou em grupos pequenos essa é uma ótima alternativa.

#10 Invista em um programa de milhas (ou em todos!)

Inscreva-se nos programas de milhas de todas as cias aéreas brasileiras e nas estrangeiras conforme for seu uso delas. Lembre-se de sempre cadastrar seus voos para ganhar os pontos.

Outro investimento importante para começar 2016 com muitas milhas acumuladas é ter um cartão de crédito que acumule pontos. Geralmente a conta é: a cada dólar americano gasto você ganha 1 ponto. Há alguns planos melhores, mas aí vai depender da sua frequência de uso do cartão para valer a penapagar a anuidade, que costuma ser maior.

Gaste um tempo estudando os programas de fidelidade, o que eles oferecem, como funciona, como faz para transferir as milhas, etc. É um tempo que será recompensado em passagens mais pra frente.

Gostaram das dicas? Fiquem de olho no blog delas que esse ano elas estão determinadas em ajudar quem estiver com planos de viajar em 2016, com muitas dicas e inspiração!

Aproveite para seguir o Mala de Aventuras no Instagram: @maladeaventuras