10 passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro

Caso exista uma unanimidade entre turistas de todo o mundo, é que eles sonham em conhecer o Rio de Janeiro. Destino mais procurado entre os estrangeiros que querem ver de perto as belezas tupiniquins, a Cidade Maravilhosa cumpre a promessa que faz com seus cartões postais: fascina os visitantes, que saem de lá já com vontade de voltar.

 
 

Dessa forma, a capital fluminense não precisa de muita coisa para agradar os viajantes, mas é possível sim tornar a estadia por lá ainda melhor. As atrações gratuitas são a melhor prova disso. Muitos espaços culturais e lugares completamente cercados pelo verde não cobram entrada, o que facilita a criação de um roteiro bem variado e completo.

O site Skyscanner listou de opções de passeios que todo turista pode fazer sem gastar nada –ou quase nada– , a não ser com o transporte e alimentação.

1 – Trilha da Pedra Bonita
Verde e em plena floresta da Tijuca, a Trilha da Pedra Bonita é procurada principalmente pelos adeptos das trilhas ecológicas, que querem ainda contemplar a beleza carioca de outro ângulo –e que ângulo!

aligncenter  wp-image-643684
aligncenter wp-image-643684

Antes de chegar à pista, é preciso passar pela praia Vermelha, pouco conhecida pelos turistas, mas igualmente bela às badaladas Ipanema e Copacabana, com uma vantagem: o toque vintage proporcionado pelas esculturas encontradas ao longo da orla.

Assim que a trilha é alcançada, o silêncio vai tomando conta, junto com a vegetação e animais que vivem calmamente ali. Paz de espírito e contato profundo com a natureza são alguns dos benefícios encontrados ao caminhar pela pista Cláudio Coutinho.

3 – Catedral São Sebastião
O formato cônico da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro chama a atenção dos visitantes que estão fotografando os Arcos da Lapa na região central da cidade. Se do lado de fora, ela já atrai os olhares para si, do lado de dentro a construção impressiona ainda mais, graças aos vitrais coloridos.

O projeto assinado pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca mexe com o imaginário do público, que especula sobre a inspiração do trabalho. Alguns acreditam que a obra tenha sido inspirada nas naves do Projeto Apollo, como símbolo do futuro, enquanto outros alegam que as pirâmides maias tenham sido a fonte inspiradora do arquiteto.

4 – Feira do Rio Antigo

É preciso ter sorte para prestigiar a Feira do Rio Antigo, que acontece apenas uma vez por mês, sempre no primeiro sábado de cada mês. Quem estiver na cidade durante este período não pode perder a chance de fazer um passeio carregado de cultura e momentos em meio a relíquias de diferentes tipos e épocas.

Entre as casas antigas da rua Lavradio acontece a Feira do Rio Antigo[/img]

Na rua do Lavradio, feirantes e artesãos expõem seus trabalhos, que são verdadeiras obras de arte, e peças que encantam os que curtem antiguidade. No final da rua cercada por barracas, há uma praça de alimentação bem movimentada e animada por música ao vivo, para finalizar o passeio em grande estilo.

5 – Samba do Ouvidor

O samba faz parte da alma carioca e para sentir toda a essência do estilo que ganhou o mundo, a melhor sugestão é passar o fim de tarde e começo de noite na rua do Ouvidor, no Centro Histórico do Rio.

 
 

A grande festa acontece dois sábados por mês e é o momento perfeito para deixar o ritmo tomar conta do corpo para dançar sem recato ou acanho. Além do samba, vale a pena saborear uma das delícias gastronômicas da região para ter uma noite completa, regada à alegria, música e calor humano.

6 – Centro Cultural Banco do Brasil

No Centro do Rio e em um antigo prédio, o Centro Cultural Banco do Brasil é um dos protagonistas na empreitada nada difícil de tornar a cidade ainda mais atraente. O espaço voltado a exposições foi inaugurado em 1989 e desde então conta com uma programação diversificada.

wp-image-643696
wp-image-643696
Um dos espaços do Museu Nacional de Belas Arte[/img]

As obras são assinadas por artistas brasileiros e estrangeiros, e representam variados períodos, de séculos anteriores até a contemporaneidade. Na biblioteca, estão reunidos importantes exemplares de literatura especificamente direcionada às artes plásticas. A visitação entre as coleções faz com que o turista se sinta em uma aula de história retratada através de importantes trabalhos artísticos.

8 – Paço Imperial

Herança do século 18, o Paço Imperial é uma das construções coloniais mais importantes do país. Antes da Independência, foi Casa dos Governantes, Paço dos Vice-Reis e Paço Real até ser oficializado como Paço Imperial, logo depois de setembro de 1822.

Hoje, é um importante centro cultural, onde acontecem amostras e exposições dos mais variados estilos –pintura, fotografia, cinema, música e teatro. Além disso, tem uma biblioteca de arte e arquitetura e várias lojas, como livraria, disqueria e restaurante.

9 – Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Rio está na lista das bibliotecas mais bonitas do mundo e, por isso mesmo, não encanta apenas os apaixonados por livros, fascina também os mais ligados em arquitetura. O estilo arquitetônico é resultado da mistura de vários elementos, tanto de ‘art noevau’ e neoclássico.

Suas prateleiras, salas e escadarias transportam o visitante a outras épocas, garantindo um passeio agradável. Ao lado do Museu Nacional de Belas Artes e do Teatro Municipal, forma um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.

10 – Theatro Municipal

Majestoso e imponente, assim pode ser definido o Theatro Muncipal do Rio. Construído em frente a Cinelândia, tudo nele chama a atenção: as cúpulas pintadas em um tom esverdeado, as esculturas talhadas em bronze, os enormes pilares, as belas escadarias, os lustres e, claro, o palco principal com a plateia e os camarotes.

O valor da entrada é R$10 e mesmo não sendo gratuito vale o pequeno investimento no passeio. Durante as visitas guiadas, que acontecem de terça a sábado, o turista conhece todos os detalhes de sua construção, as principais instalações e a sua história.