12 dicas para gastar menos água quando cozinhar

Um oferecimento OMO

Economizar água tem se transformado em um hábito positivo entre os brasileiros, uma vez que o país ainda passa pela crise hídrica mais alarmante dos últimos tempos. Com algumas pequenas mudanças de hábitos torna-se fácil adotar o consumo consciente dentro de casa. Para te ajudar, OMO, em parceria com o Instituto Akatu, referência em consumo consciente, traz dicas de como gastar menos água na preparação de alimentos. Confira:

1.  Quando for lavar grãos, como feijão e grão-de-bico, o indicado é colocar uma bacia embaixo da pia para recolher a água da lavagem. Com essa água você pode regar plantas, por exemplo.

2.  Por ter produtos químicos, a água utilizada na lavagem de legumes, frutas e verduras pode ser usada novamente na descarga ou para lavar pisos.

3. Além disso, a água com sal, vinagre ou cloro usada para deixar alguns ingredientes de molho, também só deve ser usada para dar descarga.

4. Uma dica é cozinhar os legumes no vapor. Com isso, você economiza água e ainda mantêm a textura e as vitaminas dos alimentos. Essa mesma água pode ser usada como caldo para preparar sopas.

5. A panela de pressão é um excelente item, pois precisa de menos água para cozinhar os alimentos e ainda acelera o processo, economizando gás ou eletricidade (no caso dos cooktops).

6. Dê preferência aos grelhados e legumes salteados com pouco óleo ou receitas que não precisem de água.

7. Valorize receitas com alimentos que possam ser comidos crus, como pimentão, espinafre e salsão.

8. Utilize a mesma frigideira ou panela dos grelhados. Após grelhar, coloque colheres de vinho branco, aceto balsâmico ou saquê e refogue uma cebola ou outro legume para acompanhar o prato principal.

9. Para não sujar mais recipientes, leve à mesa a panela do risoto, arroz ou feijão.

10. Se você quer evitar louças, na hora de guardar as sobras, espere a comida esfriar e coloque as panelas e/ou travessas diretamente na geladeira.

11. Ao limpar a louça, primeiro remova os restos com um guardanapo ou garfo sem molhar e, depois, lave diretamente com água e sabão, os pratos, talheres, travessas e panelas. A água do enxágue pode ser reutilizada para descarga.

12. Por último e não menos importante: não desperdice comida. Ao jogar comida fora você também joga fora a água usada para produzir esses alimentos.

(Fonte: Instituto Akatu)