15 soluções para cuidar das plantas e evitar o desperdício de água

Um oferecimento OMO

Além de poupar água, as plantas ganham uma atenção especial

Há vários truques para quem cultiva plantas em casa e se preocupa com a quantidade de água usada para cuidar delas. A marca de detergentes para roupa OMO, em parceria com o Instituto Akatu, referência em consumo consciente, traz 15 soluções para facilitar essa tarefa. Confira:

1. Musgo como sinalizador. Uma boa forma de descobrir se mangueiras e pistolas de jardim estão vazando é observar se cresceu musgo ou ervas invasoras no chão nas proximidades da torneira.

2. De acordo com o gestor ambiental Guilherme Rainieri, do blog Matos de Comer, o ideal é não remover ervas daninhas de canteiros. Trevos, picões, serralhas e outras espécies consideradas invasoras mantêm o solo protegido do sol e seguram a umidade, beneficiando todas as plantas.

3. Evite usar fertilizantes químicos. Usar esses produtos aumenta o consumo de água, desequilibrando a balança natural. As plantas encontram no ar, na água e no solo todos os nutrientes de que necessitam para se desenvolver.

4. Regue as plantas à noite ou de manhã cedinho. A diferença de temperatura entre a água e o solo favorece a evaporação, segundo o livro “Orquídeas Manual de Identificação”, de Denirito Watanabe.

5. Regule a saída de água do esguicho da mangueira. Nos canteiros com solo exposto, use a saída de água mais fina, como um chuveirinho suave. Dessa forma, a terra não espirra, as raízes recebem água de maneira mais uniforme e a economia chega a 96 litros por dia.

6. Sabia que o vento desidrata mais depressa do que o sol? Segundo “O Livro Definitivo de Dicas & Sugestões de Jardinagem”, de Pipa Greenwood, basta lembrar que a maioria das pessoas que vivem em apartamento dependura as roupas num varal coberto e, mesmo assim, elas secam. Se estiver ventando muito, deixe para aguar as plantas em outro horário.

7. Na hora de regar, nada de mirar as folhas: plantas precisam de água nas raízes. Quando a água não penetra o bastante no solo, surgem raízes superficiais, extremamente suscetíveis ao sol forte – exigindo ainda mais regas para manter a planta hidratada.

8. Encontrada em gardens centers e casas de produtos agrícolas, a vermiculita é um mineral capaz de absorver até quatro vezes seu peso em água. Quando incorporada ao substrato de um vaso ou canteiro, ela mantém as plantas úmidas por muito mais tempo sem encharcar suas raízes.

9. Ponha um pires com pedras embaixo dos vasos. Isso ajuda a reduzir pela metade o número de regas montando uma estrutura muito simples para aumentar a umidade sem encharcar.

10. Reutilize a água que escorre das calhas e do telhado usando um tambor com uma tela de mosquiteiro envolvendo toda a boca. Quando chover, aproveite essa água – limpa, saudável e gratuita – para lavar o chão, o carro, os tapetes e, claro, para regar as plantas.

11. Prefira vasos de plástico, pois retém muito mais água no substrato do que qualquer outro material. Se os recipientes de plástico forem muito feios para seu gosto, prefira os de louça esmaltada, menos porosos do que os de barro cozido comum.

12. Reúna as plantas que estão espalhadas. Vasos desidratam mais depressa quando estão distantes uns dos outros do que quando ficam reunidos num mesmo local. Não é mágica nenhuma: juntas, as plantas produzem uma massa maior de vapor durante a transpiração, beneficiando todas as espécies ao redor.

13. De acordo com o livro “Jardins Resistentes à Seca”, de Peter Robinson,cestos e cachepôs com plantas pendentes são lindos, mas perdem água mais depressa, porque expõem mais áreas à desidratação – você nunca reparou qu

e eles estão sempre mais secos do que os vasos no chão? Caso não possa retirá-los, cubra a parte interna com um saco plástico furado.

14. Recicle a água do aquário, a água do cachorro ou do cooler. Use para regar o jardim.

15. Adote um cacto ou uma suculenta, pois não exigem muita manutenção. A maioria exige sol pleno, mas alguns crescem só com claridade, como ripsális (thipsalis bacífera), colar-de-pérola (senecio rowleyanus) e flor-de-maio (schlumbergera truncata).