5 dicas para criar um planejamento de viagem
Olá viajante, como vai o planejamento de sua próxima viagem? Já tem destino definido?!
Hoje preparamos um post com dicas para você começar a organizar sua viagem por conta própria, pois quem vai fazer isso pela primeira vez fica perdido por onde começar. E quem já está acostumado está sempre em busca de ideias que simplifiquem esse processo.
Como escolher o destino?
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
Sim, muitas pessoas já encontram dificuldades nesse processo, e isso é comum de acontecer por diversos motivos: Busca por uma viagem mais econômica, ou o melhor lugar para viajar com crianças, ou um lugar que tenha neve no período em que desejam, etc.
O mundo inteiro – incluindo o Brasil – é lindão e encantador, mas algumas pessoas preferem um lugar e outras preferem outro. Cancún pode ser o melhor lugar do mundo para seu melhor amigo, mas não será para você se você prefere conhecer lugares históricos do que praia. Então primeiro pesquise os lugares que mais te agradam e veja bastante foto. Faça assim uma lista dos lugares que você prefere visitar.
Um roteiro criado com base em muita pesquisa, não tem como dar errado.
Com essa lista pronta é hora de elencar prioridades e avaliar cada destino. O que é importante para você? Faça uma tabela, colocando em cada coluna uma prioridade: Custo, estrutura, pontos turísticos, clima, etc. A partir disso, dê uma nota para cada destino em cada categoria. Lembrando que é para elencar apenas o que for prioridade, o que realmente vai influenciar sua decisão. Se você é jovem e gosta de ficar em hostels, não tem porque priorizar estrutura hoteleira.
Selecionar as atrações
Geralmente, por mais tempo que a gente passe em um destino, sempre vai parecer que foi pouco, pois cidades turísticas têm muito mais a ser explorado do que a gente imagina. Então precisamos escolher com cautela os passeios que vamos fazer.
Para criar um roteiro assertivo é importante você saber que tipo de atrações gosta de visitar e também seu (s) parceiro (s) de viagem, assim atende a vontade de todos. Por exemplo, eu gosto de visitar locais históricos e culturais e por mim volto ao hotel só para dormir. Já meu marido gosta de pegar leve, ir num ritmo mais tranquilo. Dessa forma costumamos deixar um dia inteiro sem passeio algum para ficarmos descansando na praia ou na piscina do hotel e nos outros dias marcamos passeios desde bem cedo até o final da tarde. Dessa forma os dois saem satisfeitos.
Entendendo o perfil dos viajantes, fica mais fácil selecionar as atrações. Busque informações sobre todas as atividades, passeios e pontos turísticos para visitar em seu destino. Se for para Foz do Iguaçu, por exemplo, pode usar como base de informações o Ludevie. Comece a salvar e anotar as atrações que vão agradar a você e já descartar os passeios que não te interessam, mesmo que seja algo que todo mundo faz ou visita naquele destino.
Além do Ludevie, utilize como fonte sites oficiais de turismo ou da secretaria de turismo da cidade / país escolhido, sites e blogs de turismo que contem experiências reais e ferramentas como TripAdvisor.
Continue lendo outras dicas direto no Blog Ludevie.