5 lugares autênticos para dançar tango em Buenos Aires

Dica de onde aprender a dançar tango na capital portenha

Você pode viver a experiência do tango de diversas maneiras em Buenos Aires. Milhares de turistas adoram assistir às superproduções com dançarinos acrobáticos, em shows que mais parecem da Broadway.

Mas, a gente não queria ficar só olhando e fomos atrás da verdadeira cena tangueira da capital argentina. Buscamos lugares aonde essa cultura está realmente viva e as pessoas se reúnem semanalmente para milonguear noite adentro. E se apaixonar a cada música, mesmo que o parceiro de dança seja um completo desconhecido.

8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG

Todos os clubes litados aqui oferecem aulas de tango
Créditos: Mundo à Volta
Todos os clubes litados aqui oferecem aulas de tango

Através de dicas de amigos portenhos tivemos a alegria de conhecer espaços exatamente assim. E viver por alguns dias a intensidade e a paixão de ser um tangueiro. Uma experiência que tem alguns passos essenciais, para que você aprenda a bailar respeitando os códigos e a dificuldade dessa dança.

Abaixo seguem cinco dicas de lugares que nós, do Mundo à Volta, descobrimos, Todos com estilos diferentes para você viver o tango na essência, do mais básico ao mais complexo. Milongas onde você vai ver a magia acontecendo bem na sua frente e ter a oportunidade de fazer parte dessa tradição muy argentina.

O primeiro passo para aprender a dançar tango é fazendo aulas, o que você encontra em todas as casas recomendadas nesse post. Mas, o segundo é indo a uma prática –lugar mais tranquilo onde as pessoas vão para treinar, geralmente com a sua pareja de sempre.

O que eu quero dizer com mais tranquilo? É que na prática não existem todos os códigos de uma milonga, não tem tanta gente dançando e o dançarino tem menos motivos para se preocupar. É puro treinamento e aprendizado, perfeito para quem nunca dançou tango na vida.

1 – Prática Cochabamba 444

Nós (Lucas e Gabi) aprendendo na Práctica Cochabamba 444
Créditos: Mundo à Volta
Nós (Lucas e Gabi) aprendendo na Práctica Cochabamba 444

Esse é o primeiro passo que a gente indica para você mergulhar nas noites tangueiras. Fica no pequeno Club General Belgrano e é um lugar importante na história do tango em Buenos Aires. Como nos contou o professor Alfredo, que dá aulas no clube, importantes dançarinos que fazem sucesso no mundo inteiro aprenderam a dançar por lá.

É um espaço pequeno e acolhedor, aonde você pode tomar classe às 21h e depois aperfeiçoar o que aprendeu na prática. É um lugar descontraído, frequentado por todos os públicos: de famílias e jovens aprendizes, aos mais experientes.

Aula de tango no Práctica Cochabamba 444
Créditos: Mundo à Volta
Aula de tango no Práctica Cochabamba 444

Onde: Rua Cochabamba, 444, San Telmo.
Quando: às sextas, aulas de tango, às 21h, e práticas, às 23h.
Informações: www.facebook.com/tango.alfredo.garcia

***

2 – La Catedral

Talvez o primeiro lugar mais jovem e descolado para se dançar tango em Buenos Aires. Existe há 17 anos e sua casa é patrimônio cultural artístico e turístico do bairro Almagro. É um espaço bastante autêntico desde a decoração, com obras de artistas plásticos nas paredes e no teto, até a comida 100% vegetariana.

Salão do La Catedral, espaço jovem na capital argentina
Créditos: Mundo à Volta
Salão do La Catedral, espaço jovem na capital argentina

Para você ter uma ideia, o DJ pode botar uma música dos Beatles entre uma dança e outra, e as pessoas vão bailar na maior empolgação. Eles também convidam diversos músicos contemporâneos de alta qualidade para embalar as milongas.

Onde: Rua Sarmiento, 4,006, Almagro
Quando: Aberto das 18h às 4h; aulas de tango todos os dias; milongas todos os dias, mas a mais clássica acontece às terças-feiras. Confira a programação na página da La Catedral.

***

3 – Milonga Amapola

Essa milonga acontece num dos nossos lugares preferidos na noite portenha: o Club Atlético Fernández Fierro. A gente até fez um vídeo sobre a orquestra de tango mais revolucionária que apareceu nas últimas de décadas, a Fernández Fierro –-que tem a sua sede no CAFF.

Salão do Milonga Amapola
Créditos: Divulgação
Salão do Milonga Amapola

É uma milonga nova, mas que está crescendo a cada quinta-feira. Às 21h eles oferecem aulas de tango e mais tarde começa o baile, com shows ao vivo de grandes músicos e bailarinos da nova geração tangueira. Os organizadores da Amapola e o público que frequenta essa milonga também encaram o tango com mais descontração e criatividade. Ideal para uma noite divertida e inspiradora.

Onde: Rua Sánchez de Bustamante, 724, Abasto
Quando: Às quintas-feiras. Aulas de tango às 21h; a milonga começa às 22h e os shows às 23h. Confira a programação na página da Amapola.

***

4 – Salón Canning

Esse tradicionalíssimo espaço foi fundado no início do século passado e seu piso de madeira é muito apreciado pelos grandes tangueiros. O nível da dança no Salón Canning é alto, mas vale a pena ir apenas para conhecer e jantar, se você não se animar a sair bailando (no sentido anti-horário!) pela pista. Está aberto todos os dias e abraça diferentes milongas durante a semana. Uma das mais famosas hoje em dia é a Milonga Parakultural, às segundas, terças e sextas.

O nível da dança no Salón Canning é alto, mas vale a pena ir apenas para conhecer e jantar
Créditos: Mundo à Volta
O nível da dança no Salón Canning é alto, mas vale a pena ir apenas para conhecer e jantar

Onde: Rua Scalabrini Ortiz, 1.331, Palermo
Quando: Aberto todos os dias. Os horários de funcionamento variam dependendo da programação. Aulas de tango todos os dias; milongas todos os dias, mas a mais clássica acontece aos sábados. Não existe uma página do Salón Canning. Mas, você pode confirmar a programação da Milonga Parakultural.

***

5 – El Beso

Este salão existe há 18 anos e rapidamente conquistou a preferência dos tangueiros mais famosos de Buenos Aires. O El Beso é bastante conhecido por dois motivos: o alto nível técnico das suas milongas e por atrair principalmente pessoas solteiras aos sábados.

Nos espaços mais tradicionais como o Salão Canning, esse dia atrai principalmente parejas casadas. Mas, todos sabem que a Milonga de Las Morochas é o lugar ideal para encontrar um novo par de dança ou até mesmo um novo amor. Imagine quantas tandas não duraram muito mais do que três tangos no El Beso.

Milonga de las Morochas
Créditos: Mundo à Volta
Milonga de las Morochas

Onde: Rua Riobamba, 416, Balvanera/Congresso
Quando: Só fecha às quintas-feiras. Os horários variam dependendo da programação. Aulas de tango: segundas, terças, quartas, sextas, sábados e domingos. Milongas: segundas, terças, quintas, sábados e domingos a partir das 21h. A gente indica a Milonga de Las Morochas, aos sábados. Confirme a programação do El Beso por email ou confira a programação da Milonga de las Morochas pela página da organizadora.

Agora, para animar você ainda mais a arriscar uns passos, confere o vídeo que produzimos sobre a experiências nas práticas e milongas de Buenos Aires e comece já a planejar a sua viagem para a capital do tango.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube para não perder nenhum vídeo.

Deixe seu comentário e conte pra nós o que você achou desse post. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Fale com a gente pelo e-mail contato@mundoavolta.com.