Projeto que vai mapear a elevação do custo de vida em São Paulo atinge meta

Arquitetura da Gentrificação quer investigar as ações e medidas urbanistícas das duas últimas gestões municipais em São Paulo e seus impactos na vida da população

Você pode nâo saber o que é gentrificação mas certamente convive com ela. Esse é o nome dado ao processo que expulsa os pobres de determinadas regiões da cidade por uma série de medidas socioeconômicas e urbanísticas, como a valorização dos imóveis e encarecimento dos custos.

Os principais efeitos da gentrificação são: o trânsito cada vez mais congestionado, já que a concentração de imóveis em determinadas regiões e a expulsão para a periferia exige maiores deslocamentos; vida mais cara, pois os custos básicos como aluguel e serviços aumentam; e fechamento do comércio porque a especulação imobiliária impossibilita a sobrevivência dos pequenos comerciantes.

Arquitetura da Gentrificação

Por isso, o Repórter Brasil apresenta o projeto Arquitetura da Gentrificação, uma proposta de investigação, organizada pela jornalista Sabrina Duran, que objetiva mapear esse processo em Sâo Paulo e formas de resistência a este processo.

A ideia é realizar uma investigação detalhada sobre as ações nas últimas administrações municipais da cidade, que resultaram na expulsão de parte da população da região central. Os dados serão reunidos em uma série de reportagens especiais que vão ser publicadas em uma página do site Repórter Brasil.

Assim, será criado um verdadeiro guia digital sobre a gentrificação em São Paulo, com indicações de como enfrentar o problema. O projeto conseguiu atingir a meta para financiamento no Catarse.

Por Redação