As fazendas urbanas de Londres

 
Aninhados entre os prédios e as ruas movimentadas da capital inglesa, é possível encontrar alguns espaços de preservação e criação de animais, convenientemente chamados de “city farms” – ou, numa tradução literal, “fazendas urbanas” – capazes de levar seus visitantes a acreditar estarem em meio ao ambiente campestre da Inglaterra.

Juntas, elas empregam cerca de 550 pessoas, envolvem e capacitam 15 mil voluntários e atraem mais de três milhões de visitantes a cada ano (dos quais 50 mil são crianças em visitas escolares), movimentando um volume combinado estimado em torno de 40 milhões de libras esterlinas – equivalente a pouco menos de 160 milhões de reais – na economia britânica.

Segundo a Federação das Fazendas e Jardins Urbanos, existem aproximadamente 200 fazendas urbanas em todo o Reino Unido, sendo 12 delas somente em Londres. Em parceria com os distritos ao seu redor, elas preservam o espaço aberto e os disponibilizam para eventos, grupos comunitários ou simples pique niques em família.