Últimas notícias:

Loading...

Bicicletas ganham espaço em ônibus superarticulados em SP; saiba quando e como usar

Diferente de outros países que adotaram o modelo de transporte par bicicletas, no Brasil, os ciclistas podem levar sua 'magrela' dentro dos ônibus

Por: Redação

Ciclistas de São Paulo tem mais um motivo para comemorar e pedalar por aí: isso porque, desde a última sexta-feira, 17, o primeiro transporte coletivo equipado com suporte para bicicleta foi apresentado pela prefeitura.

Diferente de outras cidades do mundo, em que o equipamento é deixado na parte externa dos coletivos, na capital paulista, as bicicletas permanecerão dentro dos ônibus.

A novidade valerá para os veículos superarticulados, que transportam até 171 passageiros e contarão com frota de mil veículos até o fim de julho.

Reprodução
Ideia, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, é ampliar o espaço para bicicletas nos ônibus

A princípio, cada ônibus terá capacidade para transportar uma bicicleta, mas de acordo com o secretário municipal de Transportes novos ajustes deverão ampliar a capacidade para os ciclistas.

Atualmente, os novos ônibus superarticulados possuem ar-condicionado, tomada USB para celular, conexão Wi-Fi, máquina de recarga de créditos do Bilhete Único, painéis de itinerário eletrônico e sistema de monitoramento das portas por microcâmeras. Além disso, todos os terminais de ônibus municipais possuem bicicletários.

Quais as regras para usar os ônibus?

Com a novidade anunciada na última sexta-feira, 17, o ciclista deve embarcar pela porta traseira do ônibus, fixar a bicicleta no suporte e então pagar o preço da passagem comum, que é de R$ 3,80.

O embarque das bicicletas é autorizado nos dias úteis entre 10h e 16h e das 19h às 6h. Aos sábados, a liberação é a partir das 14h e transcorre por todo o domingo. Nos dias de feriados, será igualmente livre.

Compartilhe: