Carroceiros recebem homenagem com o projeto “Os Nomes da Rua”

Projeto renomeia placas da cidade para quem mais cuida dela: os carroceiros

Do que são feitas as ruas de São Paulo? De causos, contos e personagens anônimos. Entre tantas histórias, lá estão os carroceiros, caudilhos lançados à própria sorte, que dobram esquinas, mergulham em avenidas, levando lixos, “luxos” e recicláveis entulhos: tornam a capital paulista uma cidade mais limpa.

E para homenagear uma das classes de trabalhadores menos reconhecidas do país, os publicitários Guilherme Manzi, Lucas Silva e Vítor Barbato, em parceria com o Pimp My Carroça, criaram o projeto ‘Os Nomes da Rua.

O projeto espalhou diversas placas de ruas nas vias por onde esses trabalhadores passam todos os dias.

Assim, a ação presta sua homenagem renomeando placas para quem mais cuida dela: os catadores. Realizada desde o início de maio, o projeto espalhou novas placas pelas ruas em que os carroceiros passam diariamente, colocando seus nomes e algumas curiosidades, como a placa localizada na esquina da Av. Rio Branco com a Rua dos Gusmões: ‘Rua Rafael dos Santos – Carinhosamente apelidado de Bahia.

Como muitos, Rafael dos Santos é mais um trabalhador que chegou a São Paulo em busca da sorte, e a encontrou como catador.

Participe da campanha

Quem ver essas placas especiais pode tirar fotos e postar com a #pimpnarua, que serão publicadas no tumblr da ação (tumblr.com/pimpnarua). Assim, além de homenagear os catadores, eles também aproximaram a população dessas pessoas, mostrando a sua importância e o seu trabalho para deixar a cidade cada vez mais limpa.

Pimp My Carroça em Os Nomes da Rua from Parede Viva on Vimeo.