Carros poderão funcionar com papel reciclado

Por: qsocial Comunicar erro

Cientistas da Universidade Tulane, em Nova Orleans (EUA), descobriram um tipo de bactéria que pode transformar papel em butanol, um biocombustível que pode servir como substituto da gasolina.

Batizado de TU-103, esse é o primeiro tipo de bactéria que produz o combustível a partir da celulose, um composto orgânico. Os pesquisadores usaram jornal nos estudos – e obtiveram sucesso.

“A celulose é encontrada em plantas verdes e é o material orgânico mais abundante da Terra. Transformá-la em butanol é o sonho de muitos”, destaca Harshad Velankar, um dos responsáveis pela pesquisa no Departamento de Biologia Celular e Molecular da universidade.

Segundo os pesquisadores, a bactéria é a única que produz butanol na presença de oxigênio. Isso reduz os custos no caso da construção de uma fábrica, já que não é necessário um ambiente sem oxigênio.

Paula Burch-Celentano/Divulgação
Equipe da Universidade Tulane responsável pela pesquisa: à direita, o professor David Mullin, o pesquisador Harshad Velankar e a estudante Hailee Rask

Como biocombustível, o butanol pode ser usado em veículos sem necessidade de alteração no motor, ser transportado em caminhões-tanque existentes e fornece mais energia do que o etanol, o que reduz o consumo do carro.

Compartilhe: