Como ajudar ao ser voluntário

Ao se voluntariar para trabalhos em outros países, muitas pessoas não sabem nem por onde começar para poder ajudar. Este post pode clarear suas ideias.

Minhas duas filhas decidiram viajar juntas por seis meses, pela África do Sul, Quênia e Índia para realizar trabalhos voluntários. Após muita pesquisa, se inscreveram em uma conceituada ONG com sede na Nova Zelândia, através da qual tiveram hospedagem em casas de famílias locais, alimentação e local de trabalho. Mas não espere viajar de graça. As ONGs não se responsabilizam por custo algum.

Distribuição de sopa na África do Sul
Distribuição de sopa na África do Sul

Escolhidos os locais e projetos nos quais gostariam de trabalhar, ao chegar lá, elas também não faziam ideia de como ajudar. A ONG até dá algumas instruções, mas os voluntários devem usar a criatividade e ser pró-ativos!

Foi assim que uma das minhas filhas decidiu escrever um blog durante a viagem, relatando tudo que fizeram como voluntárias. Desde dar aulas de inglês, distribuir alimentos em comunidades carentes, arrecadar doações e realizar benfeitorias em escolas, orfanatos e monastérios. Você pode conferir tudo no blog Diário de Bordo da Clau.

Aula de inglês na Índia
Aula de inglês na Índia

No blog também constam diversas dicas úteis de turismo, alimentação, custos detalhados, vacinas, o que levar e o que não levar, além de todas as dificuldades pelas quais passaram, para que outros voluntários não venham a passar pelo mesmo.

Um dos melhores exemplos do que elas fizeram por lá, mais especificamente no Quênia, pode ser visto aqui, para que sirva de inspiração àqueles que pretendem um dia fazer o mesmo.

Arrecadação de doações para orfanato no Quênia
Arrecadação de doações para orfanato no Quênia

Seja em período sabático, férias ou até mesmo em alguns finais de semana, não deixe de incluir o voluntariado nos seus programas, seja aqui no Brasil ou em outros países. Ser voluntário é uma experiência única, enobrecedora e gratificante para quem se doa e para quem recebe.