Como organizar o roteiro de sua viagem

Por: Catraca Livre

E aí, gente! Tudo certo?

Desde que criamos o blog, recebemos e-mails nos questionando como fazemos para organizar nossas viagens e chegou o momento de compartilharmos nossas dicas com vocês.

Por onde começar?

O primeiro passo é definir o tempo que você tem disponível para facilitar a escolha do seu destino e verificar o seu orçamento também. Isso já restringe alguns destinos. Por exemplo, se você está no Brasil e tem quatro dias disponíveis, não compensa fazer uma viagem para Europa.

Qual a melhor época?

Isso vai depender do destino escolhido, por conta do clima e das altas temporadas. Além disso, depende também se você quer uma viagem low budget (baixo orçamento) ou não. Lembrando que em altas temporadas você vai encontrar tudo mais caro. A famosa lei da oferta e da demanda…

Buscar o máximo de informações

Recomendações de amigos são mais válidas do que algumas disponíveis na internet porque os seus amigos conhecem mais os seus gostos.

Blogs de viagem também expressam a sensação e a opinião de quem já fez aquele determinado roteiro, o que você não encontra nos guias de viagem impressos.

Pesquise as atrações mais famosas através do Trip Advisor e de Guias de Viagem e depois verifique as proximidades entre elas e a distância e tempo de percurso entre uma e outra. Para isso, use o Google Maps.

Dependendo do local que você vai, fechar um pacote de viagem com uma agência pode ser necessário. Avalie todas as alternativas.

Não se esqueça também de pesquisar sobre os transportes locais e seus preços. E pra quem aprecia uma boa gastronomia, pesquisar sobre a culinária local facilita a escolha do restaurante quando você chegar na cidade escolhida.

Consulte a previsão do tempo! Imprescindível!!!

Compra de passagens aéreas

Já passamos uma dica aqui no blog para comparar preços de passagens aéreas em seu celular. Se você perdeu esse post, clique aqui.

Sempre que você for pesquisar por passagens aéreas na internet, altere o seu navegador para navegação privada. Aí você pergunta: “Mas por quê?”. Vamos explicar! Bom, esses dias estávamos contentes, comprando as nossas passagens para o nosso mochilão em janeiro. Antes disso, pesquisamos as passagens, montamos e alteramos mil vezes os roteiros (por conta dos preços das passagens) e quando finalmente decidimos para onde ir primeiro e blá blá blá, com tudo anotado, começamos efetivamente a comprar as passagens. Acontece que depois da primeira passagem comprada, ao comprar a segunda, esta tinha alterado o preço (para mais cara, claro!). Já ouviu falar nos cookies? São eles os responsáveis por isso. A cia aérea sabe que, se você comprou uma passagem, a chance de você ter que comprar uma segunda, seja para outro destino ou para a volta, é grande. Então, muitos espertos, eles salvam essa informação e aumentam o preço das próximas passagens. Na mesma hora, alteramos para navegação privada e adivinhem o que aconteceu? O preço voltou para o que tínhamos pesquisado antes. Sacanagem, né? Fala sério!

Organização

Faça todas as reservas possíveis e organize-as em uma pastinha. Crie lembretes no seu celular ou agenda para que você não se esqueça de fazer o check in online, quando preciso. Faça um check list da documentação necessária. Isso ajuda bastante e te livra de muita dor de cabeça.

Equipamentos

Câmera, celular, carregadores para ambos, GPS (pode ser o do celular), papel e caneta para eventuais anotações.

Se você quiser dicas sobre fazer as malas, clique aqui.

Alternativas

Ônibus turístico, daqueles “hop on – hop off” são ótimas opções para quem vai ficar um ou dois dias numa cidade, pois ele passa pelos principais pontos turísticos e você pode desembarcar em qualquer um deles e depois pegar o ônibus novamente em direção ao próximo ponto turístico e assim, sucessivamente. Logo pela manhã você já faz o passeio, conhece as principais atrações, faz amizades e depois segue pro resto da viagem.

Facilitando a vida

É possível você criar um mapa no Google Maps. Para isso, você precisa estar logado. Clique em “meus mapas” e depois em “criar um mapa”. Daí você coloca um título e uma descrição. Você vai arrastando o ícone para o ponto turístico que você quer e depois escolhe uma imagem específica para esse “pin”. Coloque na descrição do ponto turístico os preços e os horários de funcionamento. Você pode numerar cada atração e em um documento separado você escreve o que precisa saber sobre ele, além de definir horários de chegada e saída do local. O legal é que depois você pode compartilhar seu roteiro enviando apenas o link do seu mapa. :D

Esperamos que tenham gostado! E aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook, seguir a gente no Instagram e se inscrever no nosso Canal do Youtube para não perder mais nenhuma dica!

Beijos!