Confira a programação do 3° Congresso Nacional do Samba

A Pedra do Sal, que integra a programação, é um dos principais e mais tradicionais pontos de samba no Rio de Janeiro
A Pedra do Sal, que integra a programação, é um dos principais e mais tradicionais pontos de samba no Rio de Janeiro

A 1ª edição do Prêmio Edison Carneiro gratifica as melhores iniciativas em inovação e valorização do samba e Carnaval. A cerimônia, que acontece no dia 30, no MAR (Museu da Arte do Rio), marca a abertura do 3º Congresso Nacional do Samba. O evento é realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, no Palácio Gustavo Capanema, e homenageia Sergio Cabral, José Ramos Tinhorão e Haroldo Costa, que estavam na 1ª edição.

A premiação tem acesso restrito a convidados. Já na programação de palestras e mesas-redondas do Congresso, há 80 vagas para os primeiros inscritos. As atrações culturais, que incluem rodas e passeios, são abertas ao público.

Realizado pelo Portal do Carnaval, o Prêmio contempla as 15 principais ações voltadas ao samba e ao Carnaval no âmbito de pesquisa, empreendedorismo e promoção cultural.  Homenageando o poeta, escritor, folclorista e pesquisador baiano Edison Carneiro, a iniciativa – assim como o Congresso – tem como intuito promover estes segmentos no cenário contemporâneo de “Economia Criativa”.

Além da cerimônia, o Congresso abrange discussões sobre o tema “Samba & Carnaval – atores, visões e realizações”, com base no embate entre tradição e inovação. Explorando as diretrizes, ações e resultados da área, tanto no Brasil e quanto no exterior, o encontro dá continuidade ao 1º congresso, realizado em 1962 (quando foi escrita a “Carta ao Samba” e instituído o “Dia Nacional do Samba”), e ao 2º Congresso, promovido em 2012.

A programação conta com cinco mesas-redondas, cada uma a ser composta pelos três vencedores de cada categoria do Prêmio Edison Carneiro e integrantes do corpo de jurados. Três mesas estão programadas para o dia 1, no auditório do Palácio Capanema, e duas mesas para o dia 2, no mesmo local. Além das palestras, que são abertas por Haroldo Costa, o evento realiza passeios e rodas de samba pela cidade.

Veja a programação:

dia 1

14h às 15h30 – Painel Saber e Ciência

Palestrantes: Vencedores com a melhor tese, a melhor dissertação e a melhor monografia

Mediadores: Jurados da categoria Produção Acadêmica

15h40 às 17h10 – Painel Razão e Emoção

Palestrantes: Vencedores com a melhor obra literária de não ficção, a melhor obra literária de ficção e a melhor sinopse de enredo

Mediadores: Jurados da categoria Produção Literária Não Acadêmica

17h20 às 18h50 – Painel Registro e Comunicação

Palestrantes: Vencedores com a melhor matéria jornalística, a melhor fotografia e o melhor documentário

Mediadores: Jurados da categoria Produção Jornalística

19h às 21h – Programação cultural

Visita ao Cais do Valongo, Pedra do Sal e Largo São Francisco da Prainha.

dia 2

Dia Nacional do Samba

14h às 15h30 – Painel Inovação e Negócio

Palestrantes: Vencedores com o empreendimento economicamente mais inovador, com o empreendimento socialmente mais inclusivo e com o empreendimento ambientalmente mais sustentável

Mediadores: Jurados da categoria Inovação e Empreendedorismo

15h40 às 17h10 – Painel Cultura e Ócio

Palestrantes: Vencedores com a melhor roda de samba em espaço público, com o melhor acervo histórico e com o melhor evento de promoção do samba e do carnaval brasileiro fora do Brasil

Mediadores: Jurados da categoria Valorização e Promoção Cultural

17h20 às 18h – Encerramento

18h30 às 21h – Programação cultural

Comemoração do Dia Nacional do Samba na Pedra do Sal e Largo São Francisco da Prainha.

[tab:END]

Observação

Palestras e Mesas-redondas

Local: Palácio Gustavo Capanema (Auditório Moniz Aragão, 7º andar)

Endereço: Rua da Imprensa, 16 – Centro