Conheça seis documentários sobre samba
Levar o samba, em diferentes temas e recortes, para a linguagem cinematográfica desperta novas percepções sobre o gênero e tudo que o cerca. Baseados em intérpretes, compositores, escolas ou canções, o Samba em Rede indica seis documentários que preservam a essência de umas das principais heranças brasileiras. Confira:
1) “Partideiros” (2012), Luiz Guimarães de Castro
Impressionado com o seu contato com o partideiro Aniceto do Império, no final dos anos 1980, o músico Tuninho Galante promoveu uma roda no quintal de sua produtora em Ipanema, 25 anos depois. O documentário registra o duelo entre os partideiros Marquinho China, Renatinho Partideiro, Serginho Procópio e Tiago Mocotó, que conta com a participação de Nilze Carvalho, Moacyr Luz, Wilson Moreira, entre outros.
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Conheça a história real por trás do filme ‘O Sequestro do Voo 375’
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Carnaval negro: a valorização da negritude é tema das escolas de samba em 2022
2) “Vai-Vai, 80 anos nas ruas”, de Fernando Capuano Marchiori
Fundada na década de 1930, no bairro do Bexiga, a escola de samba Vai-Vai foi presenteada com o filme em seu aniversário de 80 anos. Com 120 horas de gravação e mais de 130 entrevistados, como o maestro João Carlos Martins e o rapper Mano Brown, o produto final explica o amor de tantos pela agremiação.
3) “A Alma Roqueira de Noel” (2011), de Paulo Miklos
Em homenagem aos 100 anos de Noel Rosa, o integrante da banda de rock Titãs, Paulo Miklos, fez um show ao lado do Quinteto em Branco e Preto, que contou participação da Velha Guarda da Vila Isabel, de Osvaldinho da Cuíca, Rappin’ Hood e cantora Malu Magalhães. O tributo resultou no documentário.
4) “Coração do Samba” (2011), de Thereza Jessouroun e coprodução da TV Brasil
A diretora revela toda a musicalidade da bateria da Estação Primeira de Mangueira e, pela primeira vez num filme, as entranhas desta orquestra formada por pessoas sem nenhuma formação musical. O documentário começou a ser filmado no ano de 2004 e e foi concluído no carnaval de 2011.
5) “Batidas do Samba” (2010), de Bebeto Abrantes
Um registro da evolução do samba desde o início do século XX até a atualidade. Passando pelas transformações que o gênero sofreu ao longo dos anos, como a introdução dos instrumentos de percussão no ritmo, o documentário ainda registra ensinamentos dos mestres Marçalzinho, Monarco e Wilson das Neves.
6) “Samba” (2000), de Thereza Jessouroun
Um documentário sobre a dança do samba, filmado com os passistas da escola de coração da diretora, a Mangueira.