Drops Local Friend: Polo cultural de Glasgow

Glasgow, a maior cidade da Escócia, era conhecida por não ser um bom lugar para visitar, já que era conhecida como cidade das máquinas durante o crescimento das indústrias no século 19. Mas hoje, esta visão mudou de um oposto ao outro. O local passou a ser um polo de cultura e conta com mais de 20 museus e galerias de arte. Abaixo estão alguns exemplos.

Um deles é o Riverside, com 3.000 peças relacionadas a transporte e viagem, perfeito para quem ama ir para novos lugares. Ele foi projeto por Zaha Hadid e se tornou patrimônio do lugar.

Balanceando com os novos projetos arquitetônicos, a cidade também preserva representações históricas. A Catedral de Glasgow, construída em 1197 está intacta. Agora, ela funciona para visitas e é como um museu gótico. Com design medieval, o local sobreviveu à Reforma Protestante Escocesa. Ao lado, o Museu São Mungo traz esculturas das mais diversas religiões.

O Museum The Hunterian é o museu mais antigo aberto ao público da Escócia. Tem mais de um milhão de obras, de todas as épocas. O The Hunterian fica dentro da Universidade de Glasgow, a quarta mais antiga do mundo de língua inglesa e conhecida, de 1454. Ela é grandemente conhecida pelos cursos de Medicina, Veterinária e Arte.

O Museu e Galeria de Arte Kelvingrove é a atração gratuita mais popular do país. São 22 galerias com uma das melhores coleções de armaduras e armas do mundo. Escolha ir durante a semana porque a atração costuma encher.

Por último, vem o GoMA, Galeria de Arte Moderna de Glasgow. E não, a foto não está errada. A modernidade do local está do lado de dentro, já a parte de fora é uma construção neoclássica de 1778. O GoMA passou a ocupar o local em 1996. As atrações variam, mas sempre tem algo interessante e diferente por lá.

Há ainda vários outros centros culturais na cidade. Com o Rent a Local Friend, os pontos turísticos viram apenas um lugar para se visitar, mas, com certeza, há muito mais para explorar e conhecer.