Em nova etapa, programa Braços Abertos planeja afastar usuários da Cracolândia
Confira opções de tratamento gratuito para dependentes químicos
Na última sexta-feira, 18, dois anos após a criação do programa Braços Abertos, o prefeito Fernando Haddad publicou em sua conta no Facebook: “88% dos beneficiários do De Braços Abertos diminuem uso do crack, apesar da presença contínua de traficantes na Luz”. A ideia agora, segundo a gestão, visa distanciar os usuários da região, evitando o contato com o tráfico de drogas na Cracolândia.
Com sua proposta de redução de danos, onde o dependente é incentivado a diminuir gradativamente o consumo, por meio da oferta de emprego e renda, o projeto dá início a mais uma etapa: distanciar cada vez mais as pessoas do local de consumo.
Hoje, 498 pessoas (incluindo 32 filhos de usuários) fazem parte do projeto de recuperação, que recebem moradia em hotéis no centro da cidade e também na zona norte.
Entre os espaços cedidos pela prefeitura dois encontram-se exatamente na Cracolândia, o que motivou a rearticulação do projeto, como frisou o secretário municipal de segurança urbana, Benedito Domingos Mariana, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. “Estar muito próximo do fluxo não contribui para o processo de redução”. Confira a matéria na íntegra.
Destacamos também iniciativas que oferecem tratamento a dependentes químicos:
Clínica para jovens dependentes de álcool e drogas
Clínica pública para jovens dependentes de álcool e drogas
Programa Recomeço ajuda na recuperação de dependentes químicos
- 17 sintomas da depressão que todo mundo deveria conhecer
- Leia trecho da autobiografia de Matthew Perry, o Chandler de Friends
- Nova vacina oferece esperança de acabar com o vício em cocaína
- Família está com medo após surto e quer internar Sérgio Hondjakoff
Programa da Unifesp oferece tratamento gratuito a dependentes químicos