CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Exposição revela o protagonismo de uma geração

Por: qsocial

Antonio Milano, 80 anos, planeja dedicar-se mais à música. Francisco Wanderley, 72, está escrevendo seu quinto livro. Maria Mello, 73, tem planos de viajar para a Europa. Noruko de Souza e Silva, 83, quer continuar a fazer trabalhos voluntários, assim como Vera Aparecida Nascimento, 65, que sonha em fazer um cruzeiro.

Com uma pergunta provocativa _ “E você, é protagonista?” _, a história de vida dos cinco, exemplos de autoconfiança e iniciativa, abre hoje no CRI-Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte) a Mostra de Banners, mais uma atividade que comemora o Dia Internacional do Idoso (1º/10) e a Virada da Maturidade (de 1º a 4/10).

Nos banners, histórias de superação, como a de Francisco, jornalista que há quatro anos perdeu a visão em decorrência de um glaucoma, adaptou-se às tecnologias para quem tem deficiência visual e hoje possui um blog onde posta seus textos literários. “Sempre abracei as oportunidades que surgiram, que foram muitas e boas”, diz.

Ou de dedicação a quem passa por uma situação de vulnerabilidade, como os pacientes que Noruko cuida na Associação Brasileira de Alzheimer e na Associação Brasil Parkinson; as crianças que Vera assiste no centro de convivência Thomaz Gouveia Netto ou as que têm aulas de flauta com Antonio na ONG ATO.

E do futuro, o que eles esperam? Saúde, dizem, unânimes. Maria conta que quer viver até os 100 anos, e Antonio, até concluir todos os seus projetos. “Enquanto tiver a mente funcionando bem, o que vier é lucro”, pontua Francisco. Até porque, como lembra Noruko, “a morte é muito chata”.

SERVIÇO

O que: Semana do Idoso – mostra de banners; atividades culturais de música e inclusão digital; atividades físicas intergeracionais; espaços de autocuidado e bem-estar; oficinas manuais, rodas de conversa

Onde: Centro de Referência do Idoso da Zona Norte – rua Voluntários da Pátria, 4.301 ou rua Augusto Tolle, 978, Santana, tels. 11 2972-9200 ou 2972-9218

Quando: 28/9 a 2/10

Quanto: grátis