Homicídios diminuem em SP; confira apps que ajudam a aumentar a segurança

Selecionamos cinco ferramentas que podem ajudar a aumentar a sua segurança nas cidades

Por: Redação Comunicar erro

Pela primeira vez desde os anos 1990, o Estado de São Paulo terminou o ano com uma taxa de homicídio doloso (com a intenção de matar) abaixo da linha de dez mortes para cada 100 mil habitantes. Os indicadores criminais de 2015 foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira, dia 26.

Os dados mostram que o Estado fechou os 12 meses do ano com uma taxa de 8,73 por 100 mil – a menor desde 1996, quando passaram a disponibilizar os números no site da secretaria. De acordo com o secretário da segurança, a taxa nacional é de 30 por 100 mil.

Embora as taxas tenham diminuído, os números são preocupantes

Em 2015, ocorreram 3.757 casos de homicídio, em comparação com os 4.293 de 2014. Esta foi a primeira vez que a taxa de homicídios no ano ficou abaixo de 4 mil. Além disso, de acordo com a secretaria, todos os índices de criminalidade apresentaram quedas ao final de um ano, também pela primeira vez desde 2001.

No entanto, embora as taxas tenham diminuído, os números ainda são preocupantes. Por isso, selecionamos cinco ferramentas e aplicativos que podem ajudar a aumentar a sua segurança pelas ruas das cidades:

1) De forma colaborativa, página mapeia o crime no Brasil

2) Aplicativo ajuda a salvar mulheres em situações de perigo

3) App gratuito localiza smartphone roubado e tira foto do ladrão

4) Aplicativo ajuda vítimas de abuso no metrô a pedirem ajuda com mensagem automática e sirene

5) Aplicativo avisa amigos em caso de perigo

Compartilhe: