Intercâmbio nas férias: 9 dicas para você aproveitar a viagem ao máximo

Por: Redação

Se a ideia é aproveitar o período da Copa do Mundo e as férias de julho para viajar ao exterior em uma temporada de estudos, o ideal é se programar com bastante antecedência. Mas ainda dá tempo de pensar em alternativas e preparar as malas, já que muitos destinos estão com passagens aéreas a preços bem convidativos.

A CI Intercâmbio e Viagens preparou uma lista com nove dicas para facilitar e fazer você aproveitar ao máximo sua viagem. Confira abaixo:

1 – Solte o verbo!
Não tenha medo nem perca nenhuma oportunidade de falar o idioma do destino escolhido. Vale conversar no ônibus, no museu e no supermercado.

2 – Interaja com as pessoas que moram com você
Se você ficar em casa de família, não pode ter vergonha e se trancar no quarto. Os anfitriões estão acostumados a receber estrangeiros e podem dar dicas preciosas. O mesmo vale para quem fica em uma residência estudantil.

3 – De olho no termômetro!
Saber o clima do país que vai visitar é importante. Para locais com inverno intenso, não economize nas luvas, meias, cachecol, toucas e casacos. Já quem vai enfrentar o calor deve manter-se hidratado e usar protetor solar.

4 – Olho no relógio também!
Chegar no horário marcado aos eventos é bom para todo mundo, já que atrasos individuais podem prejudicar o grupo todo.

5 – Ligue para casa
A sua família já estará com saudades antes mesmo de você embarcar! Portanto, programe-se para ligar para casa e estabeleça um número de ligações para ajudar na sua adaptação.

6 – Acesso à internet
A internet não é liberada o tempo inteiro. Cada escola estabelece os horários e locais em que o estudante terá acesso à rede. Não espere e nem dependa do wi-fi em todos os lugares.

7 – Sempre confie e fale com seu líder!
Se você se sentir desconfortável com alguma coisa, deve procurar o líder do grupo. Não é aconselhável ligar primeiro para os pais, já que o líder é um profissional pronto para ajudar a qualquer momento!

8 – Tá na chuva? É pra se molhar!
Mesmo em dias chuvosos e frios vale a pena pegar um bom guarda-chuva, capa, roupas quentes e sair para a rua. Não perca nenhum dia de viagem embaixo das cobertas!

9 – Não espere por arroz e feijão
Com certeza a comida do destino será diferente da que você está acostumado, por isso é preciso estar pronto para se adaptar. Os horários das refeições são pré-estabelecidos e, para os momentos de fome “fora de hora”, tenha sempre uma carta na manga!