Jardins, pedestres e mesa de pingue-pongue: revitalização do centro de SP deve começar em 2014

Projeto elaborado por escritório dinamarquês será testado em partes e, se aprovado pela população, pode virar realidade

Imagine estar andando pelo centro e parar para fazer um lanche na 25 de Março, descansar numa mesinha no Pateo do Collegio e ainda jogar pingue-pongue no Largo São Francisco. Essas ideias fazem parte de um plano de revitalização que a Prefeitura pretende colocar em prática em 2014.

A Rua 25 de Março pode ganhar novas bancas, mais regulares, além de piso e luminárias novas.

O projeto foi feito pelo escritório dinamarquês Gehl Architects. A intenção dos dinamarqueses é testar as ideias, fazendo paulatinas mudanças na paisagem urbana do centro da cidade – modelo que agrada bastante à Prefeitura.

Estão previstos, por exemplo, cafés, pista de dança, um espelho d’água e uma área feita para eventos culturais que vai funcionar 24h no Vale do Anhangabaú. Na 25 de Março, barracas regulares nas ruas, nova iluminação e um novo desenho de piso devem aparecer.

O Vale do Anhangabaú foi projetado com um amplo espaço reservado para atividades culturais. No meio dele, um espelho d’água pode ser enchido ou drenado de acordo com o cronograma.

O Pateo do Collegio pode ser bastante alterado, já que ficaria sem a circulação de carros e ganharia novos jardins com mesas e cadeiras nas calçadas. Assim como o Largo São Francisco, onde fica a Faculdade de Direito da USP, que teria seu mobiliário urbano trocado, ganhando novas formas e cores. Novos postes e pisos também podem surgir, além de bancos para descanso e até uma mesa de pingue-pongue.

Os testes devem começar no ano que vem, com projetos pilotos pontuais. Ainda não há previsão de custo e, segundo a Prefeitura, o projeto só será continuado caso a população aprove as mudanças.

Via Folha de S. Paulo.