Medo de avião? Supere isso já

Por: Catraca Livre

Um dia seu chefe te olha e diz: ” Fulano, semana que vem preciso que compareça na reunião em Recife para acompanhar os clientes na negociação. A Maria já está solicitando a sua passagem, ok? “. Nessa hora o seu coração dispara? O ar condicionado não parece fazer efeito? Você quase chora e implora para que ele mande o estagiário no seu lugar? Pois é, sinto em te dizer mas, você tem medo de viajar de avião.

Fique calmo, você está entre milhões de pessoas que dividem o mesmo sentimento! E o Embarque Aqui, conversou com especialistas da área, sobre algumas dicas que podem te ajudar na hora do voo, vamos lá?

1 – Escolha uma companhia que combine com você e que preze pela segurança de voo

Muitas vezes na hora de comprar uma passagem escolhemos apenas pelos preços mais baixos que estão disponíveis na data que queremos, claro, isso porque exitem muitas companhias competentes que cobram preços pequenos em suas tarifas, são muito seguras e tem um atendimento muito bom!  Uma forma de iniciar a viagem de forma tranquila é escolhendo uma companhia aérea que possua valores parecidos com os seus. Assim, você se sentirá mais seguro em saber que as aeronaves passam por manutenções e revisões periodicamente, que as tripulações são muito bem treinadas e que você pode confiar que está em boas mãos.

 2 – Assim como você nasceu para andar, o avião nasceu para voar

Sim, parece piada mas é verdade. Desde a invenção do avião o foco principal de seus criadores era para que a engenhoca ficasse no ar por mais tempo possível. E eles conseguiram, não é para menos que alguns voos chegam a durar até 15 horas! Hoje com o avanço da tecnologia, podemos contar com projetos de engenheiros qualificados que desenvolvem os aviões mais modernos da história. Juntando segurança, tecnologia e conforto o transporte aéreo é considerado o transporte mais seguro do mundo.

3 – O que é a turbulência? É perigoso?

Turbulência é a movimentação do ar devido a diferença de temperatura e pressão das moléculas de ar gerando correntes de ar ascendentes e descendentes, que fazem o avião balançar. Ocorrem geralmente dentro de nuvens, próximo a montanhas e  entre outros fatores externos.

É possível prever áreas de turbulência?

Os pilotos recebem a orientação de se manterem afastados de áreas de instabilidade, ou seja, áreas descritas nos radares onde podem ocorrer turbulência. Por isso, antes de decolar, toda a tripulação recebe um plano de voo da companhia aérea, com detalhes sobre as condições meteorológicas do trecho a ser percorrido e a condição do tempo em todo o trecho. Além disso, hoje as aeronaves são equipadas com radares meteorológicos de alta tecnologia que ajudam nessa função em tempo real. Mesmo assim, situações de turbulência leve a moderada podem ser encontradas. Por isso recomendamos manter os cintos afivelados durante todo o voo.

Por que a turbulência não representa risco?

Hoje as aeronaves são construídas com materiais super-resistentes e desenvolvidos especificamente para suportar pressões muito maiores que as de uma turbulência. Portanto, é impossível que asas ou qualquer outra parte da fuselagem sofram avarias em áreas de forte instabilidade. Além disso, aviões modernos possuem recursos em seu sistema de piloto automático que estabilizam a aeronave durante os momentos de turbulência. Apesar do desconforto sentido pelos passageiros, essas alterações não representam um risco para o controle da aeronave, por isso caso o medo aperte imagine que está andando em uma estrada esburacada e que o asfalto novinho está logo à frente.

Como podem ser evitadas?

À medida que o comandante percebe áreas de turbulência na rota, ele pode pedir permissão aos controladores de voo no solo e desviar o avião para áreas menos instáveis. Outra medida que ajuda a minimizar o efeito da turbulência, principalmente em zonas de chuva intensa, é reduzir a velocidade da aeronave.

O que o passageiro deve fazer em caso de turbulência?

Seguir as instruções da tripulação e atar o cinto de segurança sempre que se estiver sentado são as melhores maneiras de reduzir qualquer tipo de risco dentro do avião. Deixar os corredores livres e travar as mesinhas de apoio também são recomendações importantes. E manter a calma, porque depois da tempestade sempre vem o céu azul!

4 – Divida o seu medo

Quando sentimos medo de alguma coisa, tendemos a nos mantermos quietos e recatados. Mas no caso do medo de voar, a melhor atitude que podemos tomar é contar aos comissários presentes a bordo sobre o seu  sentimento! Calma, você não precisa abrir a vida se não quiser, apenas aproveite o momento do embarque e ao cumprimentar aqueles que o recebem para contar sobre o que está te incomodando. Como por exemplo: você chega no “finger” e está aguardando a sua vez  na fila para entrar no avião, ao embarcar comprimente os comissários e já emende um ” Boa tarde, só gostaria de dividir com vocês que morro de medo de andar de avião, então qualquer coisa não se esqueçam de mim, ta bom?”. Tenho certeza que depois disso você será recebido com sorrisos abertos até pelos possíveis comissários(as) emburradinhos. Além disso, você se sentirá bem mais leve e seu medo será reduzido pela metade. Durante o voo você se sentirá cuidado pela tripulação e  será mais fácil gerenciar a situação! Experimente!

Confira a matéria completa no Embarque Aqui.