Olimpíadas 2016: tudo o que você precisa saber para programar sua viagem para o Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro está prestes a sediar um dos maiores eventos mundiais: os Jogos Olímpicos 2016. A cidade vem se preparando para ter a melhor estrutura para recepcionar os atletas e turistas que visitarão a cidade em agosto deste ano. Ainda falta bastante coisa em termos de estrutura, como o metrô que provavelmente não ficará pronto a tempo. Mas a Cidade Maravilhosa sempre recebe seus turistas de braços abertos e com muita alegria e gingado.
Se você está programando sua viagem para vir assistir a um dos jogos das Olimpíadas, confira esse post em que buscamos responder todas as suas dúvidas: onde se hospedar, onde comer, como utilizar o transporte público, como chegar aos jogos, passeios imperdíveis, questões de segurança e tudo mais para você entender bem o Rio de Janeiro e estar preparado para o grande evento!
Entendendo o Rio de Janeiro
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
O Rio possui cerca de 7 milhões de habitantes entre suas montanhas e o mar. Para se localizar por lá é importante saber que a cidade se divide basicamente em Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste e Centro.
Zona Sul
É o melhor local para os turistas, pois é onde há a maior concentração de hotéis, bares e restaurantes. Além disso, para ir visitar os principais pontos turísticos da cidade, você estará super bem localizado. As melhores opções de bairros são: Leblon, Ipanema (mais nobres) e Copacabana e Botafogo.
Procure hotéis próximos ao metrô, assim você terá mais facilidade para se locomover pela cidade. Em relação aos melhores locais para encontrar bares e restaurantes, vá na Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Rua Maria Quitéria, em Ipanema, na Rua Nelson Mandela em Botafogo, e se estiver em Copacabana, vá na Rua Bolívar.
Quando for dar um pulo na Praia de Ipanema, não deixe de provar o tradicional combo mate + Biscoito Globo. É simples, delicioso e a cara do Rio!
Há ainda bairros legais, como o Jardim Botânico, Gávea e Lagoa. Mas por não haver metrô perto, não indico ficar por lá. Por outro lado, há várias opções de lazer, como o Parque Lage, o Instituto Moreira Salles, o prórpio Jardim Botânico e o Planetário da Gávea.
Zona Norte
Na Zona Norte é onde se localizam a maioria das favelas cariocas, apesar delas estarem por toda a cidade do Rio. A Tijuca, por outro lado, é um bairro legal para conhecer e fica do lado do Maracanã. Se você for assistir a um dos jogos por lá, talvez seja uma boa se hospedar ali por perto.
Para sair a noite, a região do Buxixo é onde você vai encontrar boas opções de bares e restaurantes, dentre eles o próprio Buxixo, tradicional boteco carioca.
Zona Oeste
A Zona Oeste começa na Barra da Tijuca e engloba um Rio de Janeiro pouco conhecido por turistas, como a região de Barra de Guaratiba, que conta com diversas opções de lazer fora da rota comum, como o SUP pela Restinga de Marambaia, a Trilha da Pedra do Telégrafo e as Praias Selvagens, uma reserva com 4 praias lindas e tranquilas acessíveis somente por trilha.
Na Barra da Tijuca, o melhor ponto da praia é o Posto 2. Por lá você vai ver muitos surfistas e uma galera praticando kitesurfing. A Prainha também é uma delícia, fica um pouco mais afastada, em uma reserva em meio à mata atlântica.
Centro
O Centro da cidade é um lugar bastante movimento durante a semana, com homens e mulheres de negócio andando apressadamente pelas ruas, mas nos finais de semana é uma calmaria que até assusta.
Lá você vai encontrar a maioria dos museus da cidade, como o CCBB, o CCC, o MAR, o Caixa Cultural, a Casa França Brasil, o Paço Imperial, etc. Além disso, a tradicional Confeitaria Colombo está em meio a uma das ruas apertadinhas próximas do Largo da Carioca.
Logo ao lado você encontra a badalada Lapa que ferve durante os finais de semana. Um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Rio Scenarium, que é realmente um prato cheio, com um cardápio delicioso, música animada em diferentes ambientes, banda ao vivo e bons drinks. Mas você não precisa de um destino certo por lá, é só pegar um taxi e descer próximo aos Arcos que você encontrará uma série de opções de bares e boates para todos os gostos.
Outro lugar legal para ir curtir um samba é a tradicional Pedra do Sal, onde rolam rodas de samba geralmente às segundas e às sextas feiras, mas vale a pena ficar de olho na página deles no facebook e ver a programação. Clique aqui.
Confira aqui: 12 atividades de graça (ou quase) para conhecer o Rio de Janeiro
O que conhecer na cidade: passeios imperdíveis
– Subir o Pão de Açúcar
Outro cartão postal da cidade que você precisa conhecer. Há duas maneiras de chegar no topo: de bondinho ou de trilha. Se você faz o estilo mais aventureiro e está sempre em busca de paisagens bonitas, confira aqui o nosso post com as dicas da trilha da urca!
Para ver todas as informações para subir de bondinho, clique aqui.
– Curtir a noite da Lapa
Caipirinhas e samba, as duas palavras que melhor resumem a Lapa! Lá você vai encontrar barzinhos com uma boa roda de samba, o clássico Rio Scenarium para agitar a noite e shows todo final de semana.
Se você procura uma noite bem agita, no melhor estilo carioca de ser, não deixe de curtir a Lapa!
– Visitar o Instituto Moreira Salles
Que tal juntar um pouco de cultura com um almoço delicioso? O IMS é uma ótima opção!
O Instituto apresenta exposições, filmes, shows, além de abrigar os acervos de fotografia, música, literatura e iconografia, ou seja, é um prato cheio para quem gosta de arte.
Sempre rola uma exposição diferente, fique de olho no site para conferir!
Veja aqui o nosso almoço nos jardins do Instituto Moreira Salles
– Ver o nascer do sol na Pedra Bonita
O tipo de passeio perfeito para quem gosta de trilhas e paisagens incríveis! É preciso ter força de vontade para acordar bem cedinho, antes do sol nascer, mas a gente garante que o visual é de tirar o fôlego.
Tem todas as informações sobre a Pedra Bonita nesse post aqui!
– Dar um mergulho na Praia do Joá
A Praia do Joá é aquele “cantinho escondido” dos cariocas. Está fora das rotas dos turistas, já que o acesso é um pouco complicado, dentro de um condomínio no Joá.
Além da água clarinha e da pequena extensão de areia, você vai ver muitos surfistas pegando boas ondas na “Joatinga”!
Confira esse post aqui com todas as dicas para aproveitar essa praia delícia!
– Fazer trilhas para ver o Rio de Janeiro lá do alto
A gente adora uma trilha, e já fizemos diversas na cidade maravilhosa. Ver o Rio de Janeiro lá do alto é outro passeio imperdível e não muito turístico. Mas, imagina que legal mostrar para os amigos a foto do cartão postal do Rio de Janeiro vista de cima? Essa última foto é na Garganta, subida para a Pedra da Gávea.
Aproveite para conferir o nosso post com 6 trilhas com o visual mais bonito do Rio de Janeiro
– Visitar a Escadaria Selaron
Um dos cartões postais do Rio, a Escadaria Selaron é uma obra de arte a céu aberto. Feita e refeita durante muitos anos pelo artista chileno Jorge Selaron, ela foi ganhando forma aos poucos, através de um mosaico gigante e multicolorido contando com peças de todos os lugares do mundo. As pessoas enviavam azulejos para que ele pudesse inserir em sua obra. Legal né?
Aproveite para seguir o Mala de Aventuras nas redes sociais: confira o Facebook, o Instagram e o Youtube da dupla.