Publicidade

Para cada pai, um estilo de viagem

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Tem o clássico, o aventureiro, o intelectual e o descolado. Tem pai de todo estilo.

E para cada um deles, uma maneira de viajar.

Para celebrar o Dia dos Pais, comercialmente comemorado neste domingo, o blog Viagem em Pauta preparou esta galeria de destinos com experiências ao redor do mundo para pais viajantes. 

O ESPORTISTA
Nem precisa ir muito longe para garantir atividades radicais para pais hiperativos.

Rafting em Brotas (Foto: Ricardo Farani/Secretaria de Turismo de Brotas)

Considerada a “capital do turismo de aventura”, Brotas está a pouco mais de 240 km da capital paulista e conta com experiências como o rafting em três trechos do rio Jacaré-Pepira de acordo com o grau de experiência do viajante, arvorismo, rapel de 4 horas em cachoeiras de até 70 metros de altura, e a impressionante Areia que Canta, uma nascente de rio que forma uma piscina natural de águas claras em meio a mata fechada.

Dica Viagem em Pauta: Uma das experiências mais inusitadas no destino é o rafting noturno que acontece em noites de Lua cheia no Baixo Jacaré, onde os pais aventureiros contam com corredeiras de níveis 3 e 4.

 Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta

O AVENTUREIRO

Para os pais que querem ir mais longe, onde a geografia costuma se exibir para poucos e bons aventureiros, a isolada região de El Chaltén é o destino recomendado.

Fotos: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta
Trilha Laguna de los Tres, em El Chaltén, com vista para o Fitz Roy

Localizado na Patagônia argentina, este povoado é considerado a “capital nacional do trekking”. É deste minúsculo destino de apenas 200 habitantes, segundo dados oficiais da Província de Santa Cruz, que partem trilhas com diferentes graus de dificuldade que variam de 40 minutos (Miradores Los Cóndores y Las Águilas) a 5 horas (Laguna De los Tres). E o que é melhor: são autoguiadas e de graça!!!

A segunda é a trilha mais longa e exige preparo do visitante, mas ficar aos pés do clássico Fitz Royz e suas agulhas de granito é um dos cenários mais impactantes em toda a Argentina.

Dica Viagem em Pauta: Embora minúscula, a cidade conta com excelentes opções de hospedagem como cabanas, hostels e hotel de luxo. Mas se seu pai é um autêntico aventureiro, nada como montar a própria barraca em plena Patagônia, em áreas urbanas de El Chaltén,  ao norte do povoado (na região do Lago del Desierto) ou no Parque Nacional Los Glaciares.

O FÃ DE CARRO

Definitivamente, a Alemanha é o destino para pais apaixonados pelo automobilismo.

Museu da Porsche, em Stuttgart

É tanta paixão por carros que até o setor hoteleiro e de entretenimento do país prestam homenagens, de norte a sul, em endereços que têm o carro como protagonista.

A indústria alemã, que só no ano passado produziu 5,4 milhões de veículos, é responsável por espaços interativos como o Museu da BMW, em Munique; o impressionante Museu da Mercedes, em Stuttgart; e um inusitado test drive off road, em Bremen. Confira o roteiro em detalhes neste link.

Dica Viagem em Pauta: E para que pais aficionados sigam sonhando com carros até na hora de dormir, a cidade de Stuttgart, a capital automobilística da Alemanha, abriga o hotel temático V8, onde os quartos são decorados com peças automotivas como tambores de óleo, faróis e ferramentas, e simula ambientes como cinema drive in, lava rápido, garagem e posto de gasolina.

 

O GOURMET

Desde que a última Copa do Mundo desembarcou no Brasil, o número de tours temáticos em São Paulo cresceu e uma das áreas do turismo que mas ganhou opções foi a gastronomia.

São Paulo é tema de diversos tours para amantes da gastronomia (Foto: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta)
São Paulo é tema de diversos tours para amantes da gastronomia

Atualmente, a cidade possui passeios como o Taste of São Paulo, com visitas guiadas gastronômicas nos Jardins, Mercadão e centro histórico; o Savor São Paulo, com destaque para o tour de doces nos Jardins; e o SP Birô que passa por restaurantes, mercados, feiras, bares e padarias.

 

O CLÁSSICO

Vista noturna da Staatsoper, teatro de ópera de Viena

O centro histórico de Viena, um dos conjuntos arquitetônicos mais exibidos da Europa, é declarado Patrimônio Mundial da Unesco e abriga construções como a gótica Stephansdom (Catedral de São Estevão); o barroco detalhista do Hofburg (o Palácio Imperial); e a Ringstraße, um boulevard de mais de cinco km que segue a mesma rota de uma antiga muralha de proteção daquela cidade de passado monárquico.

Dica Viagem em Pauta: Se durante o dia Viena paralisa viajantes com edifícios imperiais e ruas estreitas, a Viena noturna se mostra como um dos mais belos cenários da Europa. Com um projeto arrojado de iluminação pública, cujos edifícios históricos são destacados por 150 mil luminárias, a capital da Áustria durante à noite é uma atração em si.

Segura, limpa e linda, Viena parece desenhada para viajantes clássicos. Confira galeria de imagens noturnas de Viena.

 

O ENÓLOGO

Quando o assunto é vinho, a Argentina é capaz de embriagar o visitante, não só pelo grau de álcool do conteúdo de garrafas cobiçadas, mas pela paisagem andina que se abre diante dos olhos.

Vinícola Monteviejo (Foto: Eduardo Vessoni/Viagem em Pauta)

Localizada aos pés dos Andes, no oeste da Argentina, Mendoza é o centro da cultura vitivinícola do continente e abriga 1.200 produtores de vinho, dos quais 600 estão abertos para visitas.

Talvez um final de semana não seja suficiente para abrir tantas garrafas de vinho disponíveis na região, mas neste roteiro o Viagem em Pauta reuniu alguns dos melhores endereços nesse paraíso do vinho em terras sul-americanas. Confira no link

Dica Viagem em Pauta: Diversas vinícolas da região oferecem visitas guiadas com a possibilidade de almoçar ali mesmo, entre vinhedos e pratos harmonizados. A Ruca Malen, em Luján de Cuyo, conta com almoços ao ar livre com vista para seu vinhedo local e os Andes, onde vinhos Sauvignon branco, Malbec e Cabernet Sauvignon são servidos com pratos feitos por um chefe de cozinha de acordo com as cepas. Saiba mais sobre o roteiro.

 

O DESCOLADO

Zurique, o agitado centro financeiro da Suíça, revela seu lado menos tradicional e surpreende viajantes que não se contentam apenas com boas imagens de cartão-postal (que, diga-se de passagem, são infinitas em território helvético).

O Im Viadukt, em Zürich West, uma espécie de Soho da Suíça

Zürich West, uma espécie de Soho da Suíça, é considerado uma das mudanças urbanas mais dinâmicas em todo o país, onde fábricas e engrenagens deram lugar a lojas, galerias de arte, bares e restaurantes em antigas construções de tijolos e velhas estruturas de ferro reformadas.

Um dos endereços mais inusitados é o Im Viadukt, um projeto localizado ao longo dos 500 metros de arcos ferroviários do final do século 19 que, atualmente, abrigam estabelecimentos comerciais em cada um de seus vãos de pedras. Saiba mais sobre Zürich West

Dica Viagem em Pauta: O Les Halles é um curioso restaurante que tem em seu interior todas as paixões do proprietário Christoph. A ambientação do local é feita com carcaças de carros, bicicletas penduradas no teto, fotos históricas de competições de ciclismo e móveis saídos de antiquários da cidade.

[tab: O BOÊMIO (ou O SOLTEIRO)]

Definitivamente, São Paulo entrou na rota das cidades mais internacionais do mundo, e roteiros turísticos por bairros temáticos e lista dos melhores hotéis da capital paulista foram algumas das pautas que ganharam destaque em jornais e revistas dos Estados Unidos e Europa.

Max Nogueira/Divulgação
Choperia Liberdade, no bairro de mesmo nome em SP

Neste roteiro,  o jornal “The Guardian” listou os dez melhores bares da maior e mais pulsante cidade do Brasil. Tem opções para fãs de botecos, de coquetéis complexos preparados por especialistas no assunto e até para pais que não têm vergonha e se arriscam em um karaokê desafinado. Confira o roteiro

O INTELECTUAL

revista “Bula” reuniu as dez livrarias mais interessantes do mundo em uma matéria baseada em um artigo de uma jornalista do jornal espanhol “ABC”.

Livraria El Ateneo, em Buenos Aires

Na lista, tem opções para deixar pais intelectuais desconectados do mundo por horas como a holandesa Selexyz Bookstore, instalada em uma antiga igreja dominicana, a paulistaníssima Livraria da Vila e (claro) a El Ateneo, localizada em um teatro clássico do início do século passado.

Dica Viagem em Pauta: Conheça a lista completa no link

O GAY

Endereço de uma das cenas gays mais liberais do Velho Continente, Berlim possui com mais de um bairro GLBT como o tradicional  Schöneberg e o jovem e fervido Kreuzberg.

Mathesius/LGBTvisitBerlin
Schwules Museum, em Berlim

Um dos endereços obrigatórios para quem se interessa pelo tema é o respeitoso Schwules Museumcujo acervo com quadros e fotografias conta a história da sexualidade ao redor do mundo. Destaque para a galeria de fotos de transformistas do final do século 19 e da galeria de imagens de protestos em diversas cidades.

O local é considerado uma das instituições mais importantes do gênero no que se refere ao arquivamento, pesquisa e história da cultura GLBT.

Dica Viagem em Pauta: O Pink Pillow reúne mais de 52 estabelecimentos hoteleiros na capital da Alemanha que oferecem serviços exclusivos para hóspedes gays como recepcionistas preparados para atender o público GLBT na hora do check in (sem aqueles constrangimentos comuns em hotéis) e com dicas de entretenimento na cidade.

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade