Pedalada no domingo celebra dia de conscientização das mudanças climáticas

Evento quer divulgar a bike como alternativa sustentável e promover o debate sobre as alterações climáticas

Você pode não saber, mas no dia 16 de Março se comemora o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas. E parte das comemorações consiste numa bicicletada que acontece no próprio domingo, em São Paulo.

A bicicletada procura conscientizar seus participantes sobre  efeito das mudanças climáticas para os moradores de regiões urbanas e para o planeta em geral.
A bicicletada procura conscientizar seus participantes sobre  efeito das mudanças climáticas para os moradores de regiões urbanas e para o planeta em geral.

O trajeto da Pedalada Pelo Clima se inicia no Largo da Batata, em Pinheiros, com concentração a partir das 14h. Depois, passa pela Praça Victor Civita, Praça das Corujas, Parque Villa Lobos, Praça Pôr do Sol e volta ao ponto de partida.  Durante o percurso, os ciclistas farão paradas em pontos estratégicos para discutir temas como planejamento e mobilidade urbana, mudanças climáticas e estratégias para reduzir a emissão de carbono.

Os 200 primeiro ciclistas que chegaram à concentração ganharão camisetas e materiais impressos com informações sobre o tema e orientações para apoiarem a causa. O evento é organizado pela associação de ciclistas Bike Anjo em conjunto com Climax Brasil e WWF-Brasil.

A data foi estabelecida pela Lei 12.533, em 2011, com o objetivo de promover atos, eventos, debates e mobilizações sobre o tema. Os organizadores querem fomentar a discussão sobre aquecimento global nas cidades, já que suas consequências impactam o meio ambiente e também a saúde e o bem-estar da população urbana.

A bicicletada pretende ser uma oportunidade para quem quiser aprender a reduzir as emissões utilizando o veículo e adotar um estilo de vida mais saudável.