Prainha Branca, bonita, vazia e pertinho de SP

Um lugar ainda preservado e pouco explorado no Guarujá é a Prainha Branca, que para chegar você vai ter que fazer uma trilha (pavimentada) de aproximadamente 30 minutos, mas no final terá sua caminhada bem recompensada.

A Prainha Branca conta com uma estrutura simples para receber os viajantes, existem campings e pequenas pousadas, além de restaurantes e bares bem simples na vila de pescadores que dá acesso a praia. Nos caminhos de barro da vila você pode encontrar de tudo um pouco, desde comida a peças de artesanato, vale a pena aproveitar a caminhada.

Prainha Branca vista da ilha localizada nas proximidades da praia[/img]

Com relação ao mar, existem duas regiões, apesar da Prainha Branca não ser muito grande, à esquerda as ondas são um pouco mais agitadas e com alguns buracos, essa área é recomendada apenas para surfistas. Já do lado direito o mar é bem mais tranquilo e sem tantos buracos na areia, podendo banhistas inexperientes ficar tranquilamente na água. Existem placas que indicam os lugares seguros e salva-vidas em toda a praia, fique de olho!

Em frente a praia há uma pequena ilha, quando a maré está baixa é possível atravessar a pé e chegar até ela sem muito esforço, muito boa para relaxar existem boas sombras de árvores e pedras. Além dessa ilha, existem trilhas que saem da Prainha Branca e podem levar você a Praia Preta ou a uma cachoeira próxima da região.

Como chegar

A Prainha Branca é a primeira praia de Guarujá saindo de Bertioga e a última se você estiver vindo de Santos. O ponto de referencia mais próximo é a balsa Bertioga – Guarujá que do lado do Guarujá deixa os turistas muito próximos da trilha que dá acesso ao local.

Como fizemos

Como gostamos de economizar bastante, fizemos um caminho bem alternativo. Saindo da capital de São Paulo, embarcamos na estação Brás da CPTM (R$ 3 ) e fomos até a estação Guaianazes pela Linha 11 – Coral (Expresso Leste). De lá pegamos um novo trem da linha 11 – Coral ( Integração Gratuita) até a estação Estudantes.

Saindo da estação de trem você deverá pegar uma das duas opções para descer até Bertioga, um ônibus ou vans credenciadas pela EMTU que descem a Serra do Mar até Bertioga. A viagem pode custar de R$ 15 a R$ 25 dependendo da época do ano. Já optamos pelos dois transportes, mas indicamos o ônibus.

Em seguida pegamos a balsa (gratuita para pedestres), viramos a primeira esquerda e entramos no Caminho da Prainha Branca, uma trilha pavimentada de aproximadamente 30 minutos de caminhada, fácil de fazer e dá uma sensação de recompensa quando você chega à praia!

Demoramos cerca de 2h30 para chegar a Prainha Branca e no total gastamos R$ 23!

De carro:

Não é possível chegar a Prainha Branca de carro, o máximo que você consegue fazer é chegar até a boca da trilha com seu automóvel, a trilha é apenas para pedestres. O lado positivo disso é que você não terá que ficar escutando o som alto dos carros alheios.

De ônibus:

Também não há nenhum ônibus que vá até a Prainha Branca. O que você conseguirá é sair da capital de São Paulo e chegar até Bertioga. O ônibus sai do Terminal Jabaquara e também deixa os passageiros na balsa Bertioga – Guarujá, a passagem custa R$ 30,12.

Não optamos pelo ônibus por conta do trânsito durante o caminho, o trajeto passa pelo complexo Anchieta-Imigrantes e durante os feriados prolongados pode virar dor de cabeça!

Para saber mais informações sobre destinos pouco divulgados e conhecidos, acesso nosso blog www.vivaobrasil.com.br!