Saiba mais sobre os espaços na Bienal do Livro

Cozinhando com as palavras, em que serão convidados chefes de cozinhas e autores de livros para debaterem e oferecerem aulas práticas.  Numa arena gastronômica críticos, chefs, personalidades debaterão sobre gastronomia.

No espaço montado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, haverá uma cozinha para a preparação de pratos durante os 40 workshops realizados com a presença do público.

Salão de Ideias é um espaço aberto à discussão  dos mais variados temas, em mesas redondas que contam com a presença de renomados escritores, acadêmicos, representantes do campo das artes e profissionais de diversos setores, sempre com a presença e participação do público. A curadoria do espaço é dividida entre os jornalistas Manuel da Costa Pinto e Alexandre Agabiti Fernandez.

Território Livre é um espaço criado para promover debates sobre temas relacionados ao momento de definições em que vivem os jovens. Ele reunirá por volta de 45 destacados profissionais das mais variadas áreas e personalidades em mesas de debate abertas à participação do público.

O objetivo é oferecer importantes indicações aos jovens a partir do exemplo de quem já fez suas escolhas, definiu seus rumos e trajetórias, viveu experiências e acumulou conhecimento.  Veja a programação.

A curadora do Território Livre é a editora e educadora Maria Tereza R. Arruda Campos.

Palco Literário

Há também espaço para a integração das artes durante a feira, no Palco Literário. Ali, artistas e personalidades farão leituras interpretativas de textos literários, envolvendo a arte da interpretação e as palavras escritas em livro. No mesmo local, será realizada uma sessão aberta da Academia Paulista de Letras, que contará com a presença de alguns de seus acadêmicos a debaterem com o público a vida e a obra de Monteiro Lobato.A curadoria do Palco está sob a responsabilidade do renomado autor de novelas e escritor Walcyr Carrasco.

Espaço do Professor

Também tradicional, este ano o Espaço do Professor oferecerá cursos de capacitação a este profissional sobre como utilizar de forma adequada o livro de literatura em sala de aula.  A programação tem a curadoria e coordenação da professora da Unicamp e da Universidade Presbiteriana Mackenzie  Marisa Lajolo.

O Livro é uma Viagem

O espaço pretende passar às crianças e adolescentes que o visitarem a sensação de que estão, de fato, entrando nas histórias de um livro. No circuito, haverá atividades educativas e lúdicas com as quais os participantes terão a oportunidade de interagir. A atração tem curadoria do IPL (Instituto Pró-Livro).

Fábula com a Turma da  Mônica

Um espaço lúdico inspirado no universo do livro e das fábulas da literatura mundial e brasileira, envolvendo de forma criativa os personagens criados pelo desenhista Mauricio de Sousa. O próprio criador é o curador da atração destinada ao público infantil.

Confira aqui a programação de cada editora. Aqui.

Por Redação