Samba em Rede dedica o mês de abril a Pixinguinha

Pixinguinha foi um dos gênios da música e do choro, gênero celebrado em Abril

Não é à toa que abril foi escolhido para homenagear um dos maiores chorões de todos. O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, é também a data de nascimento de Pixinguinha. Por isso, durante este mês, o Samba em Rede conta a história deste grande mestre da música e do gênero que ajudou a revolucionar: o chorinho.

Pixinguinha destacou-se como arranjador, compositor e instrumentista. Segundo Sérgio Cabral, o seu mais conhecido biógrafo, ele foi o maior entre os músicos brasileiros, contribuindo na definição do que seria a MPB. Dos 73 anos que viveu, Pixinguinha dedicou 62 à música.

O chorinho, por sua vez, com quase 150 anos, é um pouco mais velho que Pixinguinha. Nasceu por volta do ano 1870, misturando ritmos estrangeiros com nacionais, como o primeiro gênero urbano musical brasileiro.

A musicalidade do chorinho passou por mudanças ao longo do tempo e, segundo pesquisadores, só ganhou uma forma após a inovação do arranjo para diversos instrumentos, criada por Pixinguinha. Mesmo que tenha nascido 17 anos depois do surgimento do gênero, este não seria o mesmo sem Pixinguinha e vice-versa.