Utilidade mochileira: dicas de Paris

Por: Catraca Livre

size-medium wp-image-724644
A estonteante Torre Eiffel[/img]

Acomodação:

Por ser uma cidade enorme você com certeza se perguntará, onde ficar? Opções não faltam, mas uma boa escolha seria a região de Saint Germain des Prés que situa-se a margem esquerda do Rio Sena nas proximidades da Igreja de Notre Dame. Dê-se ao luxo de frequentar os bares e cafés desta área que teve frequentadores assíduos da cultura francesa como Jean Paul Sartre. Paris não é uma cidade barata e diárias em albergue não sairá por menos de 15 euros (39 reais) por pessoa. Para aqueles viajando em casal, a melhor opção seria reservar quarto-duplo em hotel. O custo-benefício será mais vantajoso do que alugar 2 camas separadas em um albergue.

Transporte:

Paris possui um dos melhores sistemas de transporte público do mundo e locomover-se de um local a outro não lhe causará maiores aborrecimentos.

Para aqueles desembarcando no aeroporto Charles de Gaulle, a maneira mais conveniente para chegar ao centro de Paris é via trem. Pelo custo de 9,25 euros (24 reais), passagem de ida somente, a linha RER B cobre o trajeto necessário para se chegar até o centro. Minha recomendação seria de desembarcar na estação Gare du Nord e de lá pegar o metrô para a região em que se está hospedado. Paris é uma cidade extremamente segura, mas vale a pena redobrar a atenção quando estiver viajando de trem ou metrô pois batedores de carteira costumam atuar nestes locais. O primeiro trem com destino a Paris parte as 4:56 da manhã e o último deixa o aeroporto as 23:56. Taxis com destino a Paris irão cobrar na média de 70 euros (182 reais) por uma corrida até o centro.

Para aqueles desembarcando no aeroporto de Beauvais, a única opção para ir para o centro de Paris é via ônibus. O bilhete somente de ida custa 15 euros (39 reais). O aeroporto de Beauvais é de pequeno porte e a empresa de ônibus em questão assegura transporte para todos os passageiros a qualquer horário. A jornada dura aproximadamente 1 hora e o destino final é a estação de Porte Maillot na região central de Paris. Desta estação é possível pegar metrô ou taxi com preços mais acessíveis.

Para aqueles desembarcando no aeroporto de Orly, a maneira mais conveniente para chegar ao centro de Paris é via trem. Pela bagatela de 10,75 euros (28 reais), passagem de ida somente, pegar o trem do aeroporto e descer em Antony. De lá, pegar o trem RER B com destino final a Mitry-Claye, cujo percurso cobre várias estações na região central de Paris.

Considere o taxi como último recurso de transporte, pois estes possuem valores elevados. Bilhetes para jornada simples custam 1,70 euros (4,40 reais). Se você ainda tem alguma dúvida sobre a eficácia dos metrôs de Paris, saiba que a linha é servida por 245 estações espalhadas pelos 20 distritos da região metropolitana da capital francesa. Apesar de toda eficiência dos metrôs de Paris, permita-se fazer caminhadas entre um ponto turístico a outro, e claro, andar as margens do Rio Sena.

Comida Típica:

Vinho, bisnaga e queijo. Este talvez seja o estereótipo que você tenha da culinária francesa, mas o glamour francês tem muito mais a oferecer. Por que não começar o dia com uma das especialidades da cozinha francesa? Experimente o renomado croissant, queijo, café e se ainda estiver faminto delicie-se com os famosos crepes de rua de Paris.

 
 

Uma boa alternativa para o horário de almoço seria a tradicional baguete francesa com recheios como presunto, mais queijo, peito de frango e salada. Na maioria dos estabelecimentos você pode montar o sanduíche a tua maneira. Desta forma você poderá economizar dinheiro suficiente para esbaldar-se na hora do jantar.

Jantar com entrada, prato principal, sobremesa e geralmente uma garrafa de vinho custam na média de 20 a 40 euros (52 a 104 reais) por pessoa. Se possível, tente experimentar o pão assado com alho, o delicioso Ratatouille (mistura de legumes cozidos e azeite), fondue de carne, la raclete (batata assada, presunto, salami e queijo) e o famoso escargô (caracol) com alho, que soa um pouco repugnante mas é simplesmente suculento.

Não se condene pelas calorias a mais adquiridas durante uma viagem a Paris. Simplesmente saboreie sem culpa os pratos da cozinha francesa.

 

Pontos Turísticos

Uma simples barraquinha de esquina vendendo crepes ou baguetes, bares parisienses ou inúmeras fontes d’água e artistas de rua; tudo isto pode ser enquadrado como atração turística em Paris, mas vamos falar do que você não pode deixar de ver quando visitar a capital mundial do glamour.

A lista de principais pontos turísticos de Paris seria: Arc de Triomphe (Arco do Triunfo), Tour Eiffel (Torre Eiffel), Notre Dame (Igreja de Nossa Senhora), Sacré Couer e arredores de Montmartre (Sagrado Coração e arredores), Musée du Louvre (Museu do Louvre), Avenue de Champs Élysées, Moulin Rouge e Château de Versailles (Palácio de Versalhes).

O Arco do Triunfo é um dos monumentos mais importantes de Paris e de toda a nação francesa, e homenageia aqueles que lutaram e morreram nas batalhas da Revolução Francesa e Guerras Napoleônicas. O monumento foi inaugurado em 1836 e é localizado na Place Charles de Gaulle, servido pela linha de metrô Charles de Gaulle Etoile. Tickets para visitar o museu interno e o terraço com vista panorâmica da requintada avenida da Champs Élysées custam 9,50 euros (24,70 reais) para adultos.

 

A Torre Eiffel é um dos monumentos mais expressivos da humanidade. A Torre Eiffel é reconhecida mundialmente e se tornou um dos principais ícones da França. É a estrutura mais alta de Paris com cerca de 324 metros de altura (altura de um prédio de 81 andares) e o monumento pago mais visitado do mundo.

 

A Torre Eiffel foi inaugurada em 1889 e desde então mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo já a visitaram. Só o fato de estar diante deste monumento já é algo magnífico e indescritível, porém aconselho também uma subida até o topo da torre. Tickets custam 14 euros (36,40 reais) e o melhor horário de visitação seria um pouco antes do pôr-do-Sol para apreciar a vista da cidade tanto durante o entardecer como a noite. A Torre Eiffel é servida pela linha de metrô Champs de Mars, mas eu o aconselho a descer em Trocadero para se ter uma vista mais ampla da torre e o parque ao seu redor.

A igreja de Notre Dame fica as margens do Rio Sena e é mais uma atração turística imperdível de Paris. Esta impressionante catedral construída no estilo gótico foi inspiração para o romance “O corcunda de Notre Dame” escrito por Victor Hugo. Para os interessados em contemplar a vista sublime do alto da torre, é possível comprar ticket para subir os 387 degraus até o terraço externo. Não há elevadores e é altamente recomendável estar em boa forma. Tickets custam 8,50 euros (22 reais) para adultos. A catedral é servida pela linha de metrô Cité.

 

Sacré Couer (Sagrado Coração) e arredores de Montmartre. A igreja do Sagrado Coração fica localizada no ponto mais alto e também na área mais cultural de Paris. Para chegar até o topo da colina, suba as escadas da Rue Foyatier que te renderá belíssimas fotos, dignas de cartão postal. A entrada na igreja do Sagrado Coração é gratuita, porém não é permitido tirar fotos internamente. O melhor horário para visitação seria por volta de 3h da tarde, quando músicos começam a se apresentar nas escadarias rumo ao topo de Montmartre. A vista é fenomenal e a atmosfera do local é incrível. Montmartre é sem sombra de dúvidas meu local favorito em Paris.

 

Montmartre foi residência de grandes nomes da arte como Salvador Dali, Claude Monet, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, entre tantos outros. Esta região é também bem conhecida pelo público jovem por ser considerada uma área bem boêmia. Sacré Couer é servido pela linha de metrô Anvers, Pigalle, Blanche, Abbesses, Lamarck – Caulaincourt e Jules Joffrin. Desça na estação de Abbesses, caminhe até uma pequena pracinha logo atrás da saída da estação e aqui encontre uma das atrações turísticas mais escondidas de Paris, que poucos chegam a conhecer e visitar. Trata-se do muro do “Eu te amo”. Um muro com os dizeres “Eu te amo” em mais de 100 diferentes línguas.

O museu do Louvre foi inaugurado em 1793, está entre os maiores e é o museu mais visitado do mundo. Possui uma coleção com cerca de 35 mil objetos (incluindo a famosa Monalisa de Leonardo da Vinci) e abrange uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados, ou seja, você precisará gastar pelo menos umas 4 horas dentro do museu para sequer visitar 1/3 de suas obras. Tickets para visitação custam 11 euros (28,60 reais) para adultos. No 1o. (primeiro) domingo de cada mês a entrada é gratuita para qualquer visitante. O museu do Louvre é servido pela linha de metrô Palais Royal-Musée du Louvre.

 

Avenue de Champs Élysées é uma requintada avenida de Paris onde você encontrará inúmeras lojas de grife dos principais designers e estilistas do mundo da moda, assim como restaurantes servindo o que há de melhor na cozinha francesa. A avenida de Champs Élysées é palco do desfile do Dia da Bastilha e também local de comemoração das principais conquistas francesa. Foi na Champs Élysées por exemplo que os parisienses celebraram a conquista da Copa do Mundo de 1998 contra o Brasil.

Moulin Rouge (Moinho Vermelho) é muito mais que um filme americano. Moulin Rouge é o mais famoso dos vários cabarés de Paris e foi inaugurado em 1889. Passear pelo distrito de Pigalle, onde o cabaré é localizado, certamente lhe renderá fotos bem excêntricas. Pigalle possui várias lojas de sex-shop e inúmeros outros cabarés para aqueles que não estão dispostos a desembolsar pelo menos 100 euros (260 reais) para assistir um dos espetáculos da casa. Moulin Rouge é servido pela estação de metrô Blanche.

 

O Château de Versailles (Palácio de Versalhes) não fica localizado na região central de Paris. O Palácio localiza-se a aproximadamente 1 hora de trem do centro da cidade e separar um dia para fazer este tour é extremamente aconselhável. Versalhes foi residência oficial do Rei Luis XIV nos tempos de monarquia na França. Tickets para visitar o Palácio custam em torno de 18 euros (46 reais) e podem ser facilmente adquiridos no local. Aconselho visitar Versalhes nas primeiras horas da manhã para evitar grandes multidões e excursões escolares. Para chegar até o Palácio partindo de Paris, basta pegar o trem RER linha C5 com destino a Versailles Rive Gauche. O Palácio fica localizado a 5 minutos de caminhada da estação.

 

Outros pontos turísticos que valem a pena ser visitados em Paris caso você disponha de tempo são:

– O Pantheon onde encontra-se os restos mortais dos grandes nomes da França como Voltaire, Victor Hugo e Marie Curie.- Père-Lachaise Cemetery (cemitério) onde você poderá visitar o túmulo de grandes personalidades como Jim Morrison, Oscar Wilde, Frederic Chopin e muitos outros.- Sainte Chapelle. Uma capela cheia de vitrais e com um interior mais impressionante que a famosa catedral de Notre Dame.- Museu d’Orsay, Museu de Picasso, Jardins de Luxemburgo, Centre Pompidou e Place de la Concorde (obelisco de Paris).

BALADINHAS:

Paris é considerada por muitos como a cidade do glamour, e sua noitada não poderia ser diferente.

Le Palais Maillot é o que há de mais novo na noite parisiense. Balada com múltiplos ambientes e decoração barroca e contemporânea ao mesmo tempo. Esta casa noturna com certeza lhe proporcionará uma noite de esplendor e extravagância. O clube abre as portas todas as sextas e sábados a partir das 23:30h. Le Palais Maillot é servido pela estação de metrô Porte Maillot.

 

La Machine du Moulin Rouge como o próprio nome sugere, fica na mesma região do famoso Moulin Rouge. Portas abertas todas as sextas e sábados, e algumas noites especiais nas quartas e domingos. 3 ambientes com música eletrônica e principais hits do momento dominando a noitada. La Machine é servido pela estação de metrô Blanche.

– Chez Régine é um dos niteclubs de maior prestígio em Paris desde os anos 70. Balada extremamente requintada e por dentro das principais tendências do mundo da música. Vista-se para impressionar pois a portaria pode ser bem seletiva na maioria das noites. Música eletrônica. Estação de metrô George V e depois que sair da estação andar por cerca de 500 metros na Rue de Ponthieu que é paralela a esquerda com a Avenida Champs Élysées.- Le Duplex em Paris possui insanas noites na quinta-feira com estudantes do mundo inteiro que residem na cidade luz. Todo e qualquer tipo de música atual. Fica lozalizado na estação de metrô Charles de Gaulle Étoile.- Les Bains Douches com tendências para música eletrônica e R&B é mais uma opção em Paris. Metrô Étienne Marcel, sair na Rue de Turbigo e virar a primeira esquina a direita na Rue du Bourg l’Abbé (cerca de 300 metros de caminhada).- Le Queen é um niteclub com público internacional. Recebe grandes DJ’s do cenário eletrônico mundial e é uma das baladas mais frequentadas por turistas em Paris. 20 euros (52 reais) para homem e entrada gratuita para mulheres. Estação de metrô George V. Esta balada fica um pouco antes da Chez Régine que foi detalhada logo acima.

Saint German des Prés e Saint Michel são áreas com maior concentração de bares e pubs. Assim como a região da Praça da Bastilha.

Paris é uma cidade de tirar o fôlego e certamente irá te proporcionar momentos mágicos. Sou extremamente suspeito para comentar sobre esta cidade pois sou completamente apaixonado por Paris, sua cultura, arquitetura, história, comida, língua e povo. Não é a toa que já visitei Paris por 5 vezes e nunca me canso de fazer mais uma visita. Espero que nosso post o ajude a aproveitar ao máximo esta exuberante cidade. Fique a vontade para compartilhar sua opinião e deixar mais dicas. Continuamos em frente rumo a 1000 destinos antes de morrer.

Texto escrito por Vitor Oliveira (Equipe 1000D).