Virada Sustentável ‘lança’ prova de natação no Rio Pinheiros

Por: Keila Baraçal

O cartaz que você vê abaixo está espalhado por mais de cem pontos de ônibus na cidade de São Paulo. Ele traz  o nadador olímpico Fernando Scherer (Xuxa) estampado e  faz parte da campanha da Virada Sustentável –  evento que acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, com uma série de atividades voltadas para a reflexão, mobilização e educação para a sustentabilidade .

A ideia desta campanha é levantar  um questionamento sobre como poderia a cidade de São Paulo, se houvesse uma postura de comprometimento diante dos assuntos ligados à sustentabilidade – entre elas a possibilidade de nado nos rios da cidade – por exemplo, o Rio Pinheiros.

Mais sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um festival de mobilização e educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais.

Em sua primeira edição, em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atividades gratuitas distribuídas em 78 espaços. Desde então, a Virada Sustentável vem se democratizando, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre. Em agosto de 2015, a Virada Sustentável reuniu cerca de 1,1 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por 138 lugares da capital Paulista e da Grande São Paulo.