Escova de dentes “elétrica” não usa eletricidade nem bateria

Em parceria com qsocial
27/12/2017 06:52

A Goodwelll criou uma escova de dentes “elétrica”, mas que não usa eletricidade nem baterias. Basta dar duas torções na sua base para que uma energia cinética gerada dentro dela impulsiona o movimento vibratório das cerdas da cabeça.

A cada vez, são cerca de 80 mil “escovadas”, ou dois minutos de escovação. A escova aplica a pressão e movimentos adequados, afirma a empresa.

Você leva só a escova, sem fios ou bateriasA escova, batizada de Be. (de “Beyond Electric”, ou “para além do elétrico”, em tradução livre), é reciclável. As cerdas são biodegradáveis, feitas de amido e bambu, e nelas foram aplicadas o carvão vegetal binchotan, utilizado, por exemplo, na purificação de água. Ele elimina odores, tem função antimicrobiana e equilibra o PH.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

O mecanismo por dentro do produto
O mecanismo por dentro do produto

O produto promete acabar com o acúmulo de baterias, carregadores e fios, seja em casa, no local de trabalho ou em viagens. Como baterias são um problema muito sério de poluição quando descartadas indevidamente, por conterem substâncias tóxicas, a escova é mesmo uma inovação.

Segundo a Goodwell, que é fabricante de escovas e pastas de dentes, cerca de 15 bilhões de baterias são descartadas no mundo, mas apenas 1% vai para reciclagem (87% vão para aterros, e 12% são incinerados).

Por enquanto, a escova não está à venda em escala comercial.  A Goodwell colocou esse projeto da Be. em plataformas de financiamento coletivo. O kit para os primeiros apoiadores, que vem com uma escova, um estojo e três cabeças, custa US$ 49 (cerca de R$ 162) na Kickstarter. O produto está prometido para o final de 2018.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.