Ó o ons vinaí! Nesta quinta, dia 21 de setembro, o movimento Tarifa Zero BH disponibiliza a Busona Gratuita, projeto em que o grupo que luta pelo passe livre nos coletivos da cidade oferecem um ônibus gratuito para levar todas e todos que quiserem e precisam se locomover pela cidade.

Créditos: reprodução/Facebook Tarifa Zero BH

Coletivo Tarifa Zero BH põe um ônibus para rodar pela Afonso Pena de graça! Ação faz parte da Semana da Mobilidade em Belo Horizonte

A ação faz parte da Semana da Mobilidade BH e a saída dos ons é prevista para às 17h, da Praça da Rodoviária. O coletivo passa pela Avenida Afonso Pena por inteiro, e o destino final é a Praça Milton Campos, no cruzamento com a Avenida do Contorno.

O transporte encerra as atividades às 19h e estaciona na porta da Faculdade Izabela Hendrix, no bairro Lourdes. Ali, os interessados podem participar de um aulão sobre auditoria do sistema de transporte público da capital mineira. Assim como o coletivo, a aula tem entrada Catraca Livre.

Semana da Mobilidade

Até o próximo domingo, dia 24 de setembro, Belo Horizonte está compromissada com a mobilidade urbana. Esse ano, Movimento Nossa BH, Tarifa Zero BH, BH em Ciclo, Bike Anjo BH, Mudevi - Movimento Unificado de Deficientes Visuais, OSBH - Observatorio social de Belo Horizonte, com apoio BHTRANS e outros parceiros se juntaram para oferecer uma semana recheada de atividades!

A Semana da Mobilidade é uma oportunidade de apresentar aos cidadãos alternativas sustentáveis. Ela acontece em diversas cidades do país e do mundo, atrelada ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

Confira a programação:

  • BUSONA GRATUITA

A Busona sem Catracas está de volta! Vamos colocar uma busona gratuita para rodar pelas ruas de BH com o objetivo de mostrar que transporte é um direito, e não mercadoria.
Data: 21/09
Hora: 17h
Trajeto: Afonso Pena (da praça da Rodoviária à Praça Milton Campos)
Mais infos: https://goo.gl/WnaoCR

  • AULÃO: AUDITORIA DO BUSÃO

A Busona Gratuita vai estacionar na porta da faculdade Izabela Hendrix para um aulão sobre a Auditoria do sistema de transporte público de BH.
Data: 21/09
Hora: 19h
Local: Faculdade Izabela Hendrix (R. da Bahia, 2020 - Lourdes)
Mais infos: https://goo.gl/ZmEroX

  • RUA ABERTA

Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, a rua Gonçalves Dias em frente a Escola de Arquitetura estará aberta para os pedestres, ciclistas e todos que quiserem passar por ali - sem motor. Vão acontecer várias atividades no local ao longo do dia.
Data: 22/09
Hora: de 7h às 22h
Local: Rua Gonçalves Dias

  • CAFÉ DA MANHÃ DIA MUNDIAL SEM CARRO

Vamos montar um café da manhã para começar bem o Dia Mundial Sem Carro!
Data: 22/09
Hora: 7h às 11h
Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

  • Divulgação do relatório final da CONTAGEM DE CICLISTAS + HAPPY HOUR

Evento vai divulgar o relatório final da pesquisa “Contagem de ciclistas”. Após a apresentação acontece o Ciclocine (exibição de filme sobre bicicleta) e happy hour.
Data: 22/09
Hora: a partir das 18h
Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

  • ENTENDENDO O PLANBICI BH

Debate aberto para discutir o processo, as diretrizes, as ações e os objetivos do planBiciBH, para maior apropriação do plano pela cidade.
Data: 22/09
Hora: 19h
Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

  • #DESCOBRINDO COMO BHPEDALA

Na busca pela continuidade da produção de dados sobre o uso da bicicleta e do perfil de quem pedala em Belo Horizonte, a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com apoio de algumas instituições, pelo 3o ano consecutivo, lança a pesquisa Descobrindo como #BHPedala 2017.
Data: 22/09
Hora: 19h
Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

  • PESQUISA: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Uma pesquisa sobre poluição atmiosférica, ruído e trânsito vai acontecer Rua Aberta. Os dados serão comparados posteriormente aos dias em que os carros podem transitar livremente pelo local.
Data: 22/09
Hora: ao longo do dia
Local: Rua Aberta (Rua Gonçalves Dias, em frente à Escola de Arquitetura de BH)
Mais infos: https://goo.gl/W57nUW

  • BICINIC BH 120 ANOS

O Parque Municipal Americo Rene Giannetti completa 120 anos no dia 26 de setembro. Para comemorar o Tweed Ride BH promove um Bicinic e passeio pelos elementos que compõem a história do parque .
Data: 23/09
Hora: 14h às 18h
Local: Parque Municipal

  • PEDALADA PELADA  

Ciclistas pedalam peladões para alertar sobre perigo no trânsito

  • CICLOBAZAR

Encontro que reúne amantes de bicicletas old School e Vintage realizados desde 2013. No local são comercialização peças e há exposições de bicicletas antigas.
Data: 24/09
Hora: 9h às 13h
Local: Praça do Ciclista - Ciclo bazar de Rua


  • A primavera está chegando! 

Parques com nascentes e lagos para aproveitar em BH