TransENEM prepara transexuais e travetis para vestibulares

Por: Catraca Livre

Criado em 2015, em Belo Horizonte, o TransENEM inicia seu segundo ano de atuação oferecendo 20 vagas para o curso pré-vestibular voltado ao público trans. A pré-inscrição gratuita pode ser feita online (clicando aqui). As aulas também são gratuitas e começam em março, na Escola Estadual Pedro II, de segunda a sexta, das 19h às 22h30.

A iniciativa nasceu sob o intuito de aumentar oportunidades para essa parcela da sociedade desprotegida e discriminada no Brasil, afinal o país é o que mais mata transexuais e travestis no mundo. O preconceito contra essa população resulta na evasão escolar e, consequentemente, em menores chances de oportunidades de trabalho. O TransENEM, nesse contexto, é um instrumento para contornar esse problema.

E apesar de novo, o TransENEM já colhe frutos. No SISU de 2016 foram conquistadas aprovações na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no CEFET e na PUC-MINAS, o que inspira ainda mais os organizadores do cursinho a continuarem com o projeto.

O projeto é totalmente gratuito e não conta com nenhum tipo de financiamento do governo ou de empresas privadas. Por isso, quem quiser também ajudar pode participar da campanha de crowdfunding lançada pelas coordenadoras do projeto, clicando aqui.