5 artistas visuais que tem a natureza como inspiração

Lista reúne importantes nomes das artes no Brasil e no mundo

 

Além de apoiar e dar visibilidade a ações criativas e inovadoras comprometidas com o desenvolvimento sustentável do mundo, o projeto Gentilezas Verdes também se preocupa em refletir criticamente sobre a relação do homem com a natureza nos dias de hoje. É por isso que hoje apresentamos 5 artistas visuais contemporâneos que, através dos seus trabalhos, problematizam a relação dos seres humanos com a natureza.

Alguns deles usam madeiras, plantas e troncos de árvores descartados ou subaproveitados para produzir suas obras, enquanto que outros são adeptos da Land Art, um tipo de arte em que o terreno natural, em vez de fornecer o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. Em comum estes artistas possuem o amor pela natureza e o talento para produzir obras impactantes. Confira!

Rodrigo Bueno

 
 

Rodrigo Bueno é o artista à frente do Ateliê Mata Adentro, um galpão no bairro paulistano da Lapa onde ele articula diversos processos criativos que recuperam resíduos da cidade os transformando em ambientes, encontros, pinturas e jardins que falam da continuidade da vida e da cultura em constante movimento.

Andrew Goldsworthy

 
 
Créditos: The Presidio Trust/Brian Vahey
 

Andrew Goldsworthy é um ambientalista e escultor (não convencional) britânico conhecido por trabalhar em condições meteorológicas desfavoráveis. Desfavoráveis porque ele espera a neve, a chuva e as mudanças climáticas sazonais para assim manipular a percepção do rústico e intocável que as pessoas têm da natureza e criar obras incríveis.

Sylvain Meyer

 
 

Adepta da Land Art, a artista francesa Sylvain Meyer costuma cria instalações exuberantes em florestas, rios e riachos, e em seguida as imortaliza em fotografias. Suas obras mais conhecidas foram criadas na floresta, utilizando materiais encontrados no ambiente e os transformando em surpreendentes trabalhos que ecoam a beleza natural do seu entorno.

BijaRi

 
 

Baseado em São Paulo e formado por arquitetos, artistas, cenógrafos, designers, diretores de vídeo, planejadores e programadores, o coletivo BijaRi desenvolve instalações, performances e situações que questionam a utilização do espaço urbano. Neste contexto destacam-se os “Carros-Verdes” – carcaças de carros abandonados transformados em floreiras, e as “Praças Impossíveis” – bicicletas cargo transformadas em peças de mobiliário urbano.

Jim Denevan

 
 

O artista norte-americano Jim Denevan é conhecido por sua arte temporária colossal que usa materiais naturais para criar desenhos em escala maciça na terra, areia e gelo. Suas esculturas não são colocadas na paisagem, ao invés disso, as paisagens se tornam os meios de sua criação. Muitas vezes a fotografia aérea ou o vídeo são necessários para compreender plenamente o trabalho final, o que nos permite refletir que Jim tem uma visão espacial diferenciada de todos os demais.

Gostou dos trabalhos? Conhece outros artistas ou ações criativas comprometidas com o desenvolvimento sustentável do país e do mundo? Então participe da galeria colaborativa do Gentilezas Verdes.