A Casa de Cultura “Salvador Ligabue”, localizada no Largo da Matriz, centro histórico da Freguesia do Ó, foi inaugurada em Agosto de 1993. Tem como patrono, Salvador Ligabue, renomado e consagrado artista plástico do bairro, que retratou o estilo de vida e as tradições “Óenses”. No decorrer dos seus 21 anos de existência, tornou-se um patrimônio cultural importante e expressivo para a região.

Trata-se de um espaço público onde a comunidade pode gratuitamente, apreciar e praticar arte, cultura e cidadania, através de diversas atividades que no espaço são oferecidas.

Subordinada ao Departamento de Expansão Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, busca através de suas ações, o fortalecimento das linguagens artísticas, incentivando a produção cultural local e proporcionando o acesso à cultura de modo geral, construindo junto à comunidade uma política cultural que respeita e reconhece as diversidades.

Possui área de aproximadamente 450m2, distribuídos em diversos ambientes: auditório com 105 lugares fixos (expansíveis a 200), salas de atividades, ateliê, mezanino de exposições, área para leitura, jardim e administração. O equipamento dispõe de estacionamento público e boulevard externo, onde também são realizadas algumas atividades. Em suas dependências possui acessibilidade para deficientes.

Conta também com diversas parcerias que viabilizam o seu pleno funcionamento. Está situada no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó, funciona de terça a sexta das 09h00 às 18h00 e aos finais de semana os horários variam de acordo com a programação.