Fruto da realização de oficinas culturais que aconteceram desde 2002, o Espaço Cultural Pierre Verger foi inaugurado em 2005 para contribuir com a formação dos jovens da comunidade que abriga a Fundação Pierre Verger. Naquele mesmo ano o Espaço também virou um dos Pontos de Cultura, criados pelo Ministério da Cultura, projeto que se estendeu até 2008, desde então desenvolvendo outros projetos ligados ao MinC.

Localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, a Vila América é uma região de Salvador que apresenta em sua história características culturais muito ricas, contudo, ainda é carente de instituições culturais. O Espaço Cultural oferece descobertas e conhecimentos aos jovens, aos adultos e aos idosos da comunidade, além de favorecer o desenvolvimento social da região.

Anexo à sede da Fundação Pierre Verger, que funciona na casa onde viveu o fotógrafo por quase 40 anos, o Espaço Cultural busca ampliar a relação que o próprio Pierre Verger já tinha com as comunidades, buscando contribuir para a construção de uma consciência de cidadania a partir do potencial criativo e crítico desses jovens e crianças.