No dia 06 de dezembro de 2016 foi inaugurado em Belo Horizonte o Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, o primeiro museu público destinado à atividade no Brasil, iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura - FMC. O MUMO funciona no belo prédio com estilo manuelino da Rua da Bahia, 1.149, popularmente conhecido como Castelinho da Bahia, onde até então funcionava o Centro de Referência da Moda – CRModa.

A conversão do CRModa em MUMO traz um ganho significativo para a capital mineira e para o meio da moda, já que isto possibilita que, entre outras vantagens, a instituição entre para o catálogo do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, participando de suas atividades e com sua programação divulgada nacionalmente e internacionalmente. Além do fato de, com esse status, possuir acervo próprio, garantindo, assim, a preservação da memória.

O MUMO tem como objetivo ser um lugar de discussões, pesquisa e conhecimento, que tem em seu cerne a ​liberdade, a criatividade, a sustentabilidade ​e o livre acesso como bases essenciais para uma nova ordem social, construída com solidariedade e cooperação, ​não somente para a comunidade da moda, mas para toda a população de Belo Horizonte.