O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS – é a maior referência artística do Rio Grande do Sul e possui um dos principais acervos do país. Dentre as mais de 2.800 obras de artistas nacionais e internacionais, reunidos ao longo de mais de 50 anos de existência, estão representados diversos movimentos artísticos da arte brasileira ao longo do século XX e, sobretudo, das artes visuais no Rio Grande do Sul.

Privilegiando as artes visuais, o MARGS conta com uma numerosa coleção de litogravuras, xilogravuras e desenhos de artistas gaúchos. A seção de arte brasileira, embora menor, também é bastante significativa e abrange produções do século XX, assim como preciosos exemplares de arte estrangeira, especialmente na pintura.

Desde 1978, a sede do museu é localizada na Praça da Alfândega, na região central de Porto Alegre, mas ao longo da sua existência já ocupou outros espaços na cidade, entre eles o foyer do Theatro São Pedro. Referência obrigatória para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o MARGS foi fundado em 27 de julho de 1954 pelo artista paulista e professor Ado Malagoli, na época radicado no sul do País.