Acqua debate cinema e sustentabilidade nesta sexta-feira

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

26 de julho de 2019

Às 19h

Preço: Gratis
Local: Instituto Acqua
Avenida Lino Jardim, 905 – Vila Bastos, Santo André – SP, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

O Instituto Acqua promove na próxima sexta-feira, 26,  em sua sede, que é Ponto de Cultura em Santo André (SP), a 3ª edição do Clube do Audiovisual, iniciativa que reúne profissionais do cinema e da fotografia para debates abertos à população. O evento acontece das 19h às 20h30, com entrada gratuita, na Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos. Cynthia Alario, sócia fundadora da Brazucah Produções, participa de bate-papo sob temática que aborda cinema, itinerância e sustentabilidade. Interessados em garantir vaga para o Clube do Audiovisual devem encaminhar e-mail para cursos@acqua.org.br.

CineSolar: projeto trabalha com a difusão do cinema
Créditos: Reprodução/ CineSolar
CineSolar: projeto trabalha com a difusão do cinema

Cynthia coordena o projeto Cinesolar, referência em cinema itinerante no País. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo carregam cem assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Desde 2013, o Cinesolar já realizou cerca de 900 sessões de cinema em 345 cidades de todo o País, chegando a reunir 160 mil pessoas, além de 305 oficinemas, com um total de 9 mil participantes. Para o Clube do Audiovisual, Cynthia irá explicar a importância de levar o cinema para as comunidades e quais os desafios que o mercado aplica. A temática coincide com os projetos do Instituto Acqua. “Historicamente o Acqua mantém projetos voltados à sustentabilidade e, sem dúvida, trazer uma profissional do cinema e engajada com as questões ambientais está em consonância com nossos ideais. É importante despertar junto à população os caminhos até chegar ao sustentável, mais ainda ofertar cultura”, pontua o diretor do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Sobre a palestrante

Cynthia Alario é sócia fundadora da Brazucah. Formada em comunicação social pela Universidade de São Paulo (USP), especializou-se em Film and Television Business na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Educomunicação na USP e atualmente é pós-graduanda na UNIPAZ. Desenvolveu no seu trabalho de conclusão de curso o mapa da exclusão cinematográfica paulista e ministrou inúmeros workshops em universidades brasileiras e latino-americanas.

Sobre o Clube do Audiovisual

Com objetivo de descentralizar temáticas que envolvem produções de filmes e fotografia, o Clube do Audiovisual, iniciativa apresentada pelo Instituto Acqua em maio deste ano, mantém formato de debate informal. A proposta é convidar um palestrante por mês para ressaltar assuntos junto à comunidade. Na edição de estreia do projeto, em maio, o profissional Alex Moletta, que foi professor do Instituto Acqua, apresentou os caminhos da produção de vídeo para a internet, além de falar sobre o projeto com o qual despertou o olhar de comunidades de baixa renda para observarem o próprio bairro. A 2ªedição do Clube do Audiovisual contou com a presença do fotojornalista e artista Nario Barbosa, que apresentou seus trabalhos com interferência fotográfica e debateu a imagem como arte em galerias.