Chico César, Francisco El Hombre e Zudizilla em um mês musical no MP

Por: Redação
Até
29
de novembro 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terças e quintas a partir das 21h
Sextas e sábados, 23h
Domingos, 18h
Feriado e vésperas chegar no site.

Não é por nada, mas neste mês a gente não vai sair do Bixiga. A casa de shows Mundo Pensante está com uma programação mais do que especial, forrada dos shows, festas e blocos de Carnaval que a gente ama. Duvida? Então chega junto para conferir a programação.

Ah, mas espera aí: quem é leitor Catraca Livre e VilaMundo tudo melhora. De quinta a domingo, a casa oferece 3 drinks gratuitos (um por CPF) para os primeiros que apresentarem o nosso cupom exclusivo. Ah, o uso dos cupons depende da lotação da casa, então se ligue nos ingressos antecipados para não ficar de fora. Vamos nessa!

Crédito: DivulgaçãoMundo Pensante oferece drinks grátis para leitores Catraca Livre e VilaMundo

Os destacões do mês ficam com o show da banda Luisa e os Alquimistas na Terça Open do dia 5, seguido da Festa Calor da Rua, bloco da Francisco El Hombre, na quarta, dia 6, véspera de feriado.

Por falar em feriado, o ano inteiro não teve e tudo caiu em novembro. No do dia 15, quem sobe ao palco é a banda Eddie. Já no do dia 20, é a vez de Zudizilla invadir o palco da casa. O encerramento fica com Metá Metá em um show explosivo – como de costume!

Se ligue na programação completa:

Dia 1 | A Espetacular Charanga do França

É dada a largada à quarta temporada de Ensaios Abertos do Espetacular Bloco da Charanga do França rumo ao carnaval 2020.

Dia 2 | Abacaxepa + Lamparina e a Primavera

Abacaxepa é um grupo que se encontrou artístico musicalmente na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo. Traz à tona um trio de vocal poderoso, Carol Cavesso, Bruna Alimonda e Rodrigo Mancusi, além de serem compositores de mão cheia, são consciente das notas e das declarações melódicas que o grupo propõe. Lamparina e A Primavera leva aos palcos uma performance explosiva e dançante, que, em cada bordadura traz uma experiência única em um show marcante. Misturando o intenso toque dos tambores, composições de forte identidade e arranjos bem trabalhados revelam o encontro do Maracatu, Ciranda e Mangue Bit com o rock, o pop e a psicodelia.

Dia 3 | Samba do Bule

O Samba do Bule está de volta ao Bixiga, berço do samba de São Paulo, trazendo à nossa casa a tradição e a brasa pro bule ferver todo primeiro domingo do mês!

Dia 5 | Terça + Cedo: François Muleka e Jota.pê e Terça Open: Luísa e os Alquimistas

Movido pelo coração e provocado pelas dinâmicas de invisibilidade social seletiva do cotidiano, François leva a São Paulo seu novo episódio Couragem, que aborda percepções pessoais sobre afetividade, ancestralidade e a eterna procura. Com vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso, passando pelo manguebeat de Chico Science, o cantautor paulistano Jota.pê, lançou seu primeiro álbum em novembro de 2015 e atualmente trabalha no seu novo EP e show “Garoa”.

Jaguatirica Print (Natura Musical), terceiro álbum de Luísa e os Alquimistas é uma mistura deliciosa de batidões eletrônicos nordestinos. Luísa Nascim e os Alquimistas que a acompanham, foram buscar referências do que de mais popular está sendo produzido entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, conectando estes elementos com um ambiente de experimentação de timbres, arranjos, flows e assuntos que se misturam ao dub, dancehall, reggaeton, rap, zouk, r&b.

Dia 6 | Festa Calor da Rua

Formado pela banda Francisco el Hombre e pela Bateria Flor do Asfalto, o Calor da Rua já começa a esquentar pro Carnaval com sua própria festa, que além da apresentação do bloco contará com show da banda Mil Pássaros Dançando e discotecagem do coletivo Melted Videos.

O Mundo Pensante vai ferver nessa festa dum jeitinho que só o Calor da Rua sabe fazer!

 

Dia 7 | Quinta + Cedo: Di Melo e Embalo Toda Quinta: Dj Nuts e Convidados

Di Melo é recifense, tem mais de 45 anos de carreira musical e hoje é referencia no que diz respeito à black music no Brasil. Como um dos principais nomes da música brasileira, o cantor é também compositor, poeta, pintor, ator, soulman, e comemora em grande estilo suas vivências artísticas e compartilha seus novos registros musicais, trazendo novas composições, poesias musicais e participações de grandes nomes da música.

Dia 8 | Chico César

Não chega a ser uma facada. É uma pedrada, uma fotografia na lisura do preto e branco, a mesma que Sebastião Salgado prefere para suas imagens afim de não acentuar cores que distraiam o foco pretendido. As músicas deste CD de Chico César se concentram como fotos realistas em preto e branco dos tempos em que vivemos, sem elementos que possam abstrair a intenção da mensagem.

Dia 9 | Calefação Tropicaos

E a Calefação Tropicaos convida a todxs para mais um baile no Mundo Pensante!!

Dia 12 | Terça Open: Ensaio Cornucópia Desvairada + Dj Ian Nunes

A fanfarra Cornucópia Desvairada é um grupo musical de instrumentos de sopro e percussão inspirado na diversidade cultural presente na cidade de São Paulo. Realiza um repertório de versões instrumentais que abrange gêneros conhecidos da música brasileira, como coco, carimbó, forró, samba, axé, funk e brega.

Dia 14 |Quinta + Cedo: Dingo Bells e Tagua Tagua e Embalo Toda Quinta: Dj Nuts e Convidados

Formada por Diogo, Felipe, Rodrigo e Fabricio, a banda Dingo Bells faz músicas que passeiam com leveza pelo pop, rock, soul e funk. Além de baixo, bateria e guitarras, o quarteto utiliza violões e teclados para enriquecer a sonoridade instrumental, à qual se somam os intrincados arranjos vocais, muitos deles a 4 vozes.

No final de 2017, Felipe Puperi, compositor e produtor musical gaúcho, deu início ao seu projeto solo chamado de Tagua Tagua, radicado em São Paulo. Desde então, já lançou os EP’s Tombamento Inevitável (2017) e Pedaço Vivo (2018) e viu seu nome como uma das promessas da música brasileira.

Dia 15 | Feriado | Banda Eddie

Uma das bandas pioneiras do Mangue Beat e idealizadora do movimento Original Olinda Style, vem comemorando seus 30 anos de estrada. A Banda Eddie volta ao Mundo Pensante com um show especial revisitando todas as fases da Banda, bem como músicas inéditas do novo trabalho intitulado Mundo Engano e leva também todo o clima do Carnaval de Olinda.

Dia 16 | Bateu! Sassaricando

As DEUSAS já estão agindo aqui e nossa amada BATEU está chegando… Bora aquecer o corpinho?
Dar uma boa sassaricada em mais uma pixxxta delícia dessa São Paula? Bora requebrar, rabear, rebolar, sacudir? A roupa é sempre poca, a ferveção é garantida, e a chuva de glitter e amor é por nossa conta!
Sempre com aquele set list comunista-tesão-nostalgia-amor-pegação preparado pel@s DJS deliciosos Ba Castoldi, Helena Guerra (Fifi), Pobre Loko (Diego Pacheco) e Gui Castoldi.

Dia 19 | Pré-Feriado | Terça Open: Nu Vuco Vuco e Dj Odara Kadiegi

NU VUCO VUCO é um bloco carnavalesco paulista criado em 2013. Por meio de um repertório diverso de sambas enredo, sambas-reggae, afro-sambas, afoxés e marchinhas, busca reviver a alegria dos antigos carnavais de rua paulistanos para extravasar o calor repreendido no dia a dia da cidade e exaltar o povo brasileiro e suas diferentes origens. Convidamos a todos os cidadãos que enfrentam a bagunça, a desordem, o fuzuê e o rebuliço dos trens, ônibus e metrôs a se unirem a nós nas ruas com muita música, purpurina, respeito e amor!

Dia 20 | Feriado: Zudizilla (participação Drik Barbosa)

Zudizilla sobe ao palco do Mundo Pensante pela primeira vez, apresentando seu novo disco “Zulu Vol.1: De onde eu possa alcançar o céu sem precisar deixar o chão”. O show conta com a participação de ninguém menos que Drik Barbosa! Zudizilla, gaúcho nascido em Pelotas, é designer, grafiteiro e artista plástico. Seu talento vai além da arte visual, o trazendo para o mundo da música.

Dia 21 | Quinta + Cedo: Foli Griô Orquestra e Embalo Toda Quinta: Dj Nuts e Convidados

FOLI – palavra dos povos Malinké, significa ritmo.
GRIÔ – mestre portador de saberes, difusor oral de sua cultura.

A Foli Griô Orquestra nasce da união destes significados entendendo o ritmo como o grande contador de histórias. Em seu disco de estreia, AJO (que significa união), produzido por André Magalhães (Metá Metá, A barca, Ponto Br) mesclam o Afrobeat nigeriano às manifestações populares brasileiras que foram vivenciadas pela banda através de imersões com representantes da cultura popular.

Dia 22 |Noche Latina

A banda Quimbará convida para essa edição a participação especial de Samuel Samuca e ainda uma participação surpresa, a ser divulgada nos próximos dias! A discotecagem fica com os Djs residentes Gabi Pensanuvem e Pancho Valdez!

Dia 23 | Fatiado Reggae | Triston Palma (Jamaica)

Fatiado Discos apresenta Triston Palma (Jamaica) pela primeira vez no Brasil. O cantor teve sua carreira impulsionada em 1979 quando dividiu o palco com Bob Marley, anos depois de ser descoberto e produzido por Bunny Lee. Ao longo de seus mais de 50 anos de carreira, Triston chegou a ser um dos compositores de mais sucesso no berço do Reggae durante os anos 80, quando se consagrou um dos mais populares singjays dentro das culturas Sound System e Dancehall.

Dia 26 | Terça Open | Ensaio Aberto Charanga do França + Dj Lia Macedo

É dada a largada à quarta temporada de Ensaios Abertos do Espetacular Bloco da Charanga do França rumo ao carnaval 2020! Mantendo a tradição, esperamos vocês na última terça feira do mês para festejar – com purpurina, sempre! – no Mundo Pensante.

Dia 28 | Quinta + Cedo: Izenzêe e Embalo Toda Quinta: Dj Nuts e Convidados

Caminhando pelos horizontes sonoros do future bass, rap e synth pop, Vitor Isensee lança disco solo antenado e urgente em que faz a crônica do que é íntimo, coletivo e transcendental.

Dia 29 | Metá Metá

A banda tem 3 discos lançados e 2 EPs, e tem despertado a atenção da crítica por fazer uma nova abordagem na música brasileira, fora dos clichês conhecidos, fundindo elementos da canção brasileira com música africana, jazz e rock. O grupo se destacou também pela aproximação da cultura afro-brasileira difundida pelos cultos afroreligiosos (candomblé) de influência yoruba, fon e bantu. “Metá Metá” em yoruba quer dizer “três ao mesmo tempo”.