Duplo festival de gastronomia trará batata, bacon e cogumelos

Por: Redação Comunicar erro
19
de maio 2019
12h às 19h

É imperdível! O 1º Festival da Batata e do Bacon será no domingo dia 19/05, das 12h às 19h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência – Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – local amplo, coberto, climatizado e próximo ao metrô Ana Rosa. A entrada é gratuita.

Crédito: IstockDuplo festival trará o melhor da gastronomia, inspirado em quatro elementos indispensáveis à boa cozinha. Em local privilegiado, com animação do conceituado DJ Dinho Garcia e entrada gratuita.

Em parceria com o VilaMundo, o festival oferece descontos especiais para nossos leitores para quem aparecer com o cupom nos expositores da feira. Escolha o seu desconto e pegue o seu cupom aqui.

Quem gosta de batata e bacon, levante as mãos! E podem bater palmas para comemorar! Os batateiros de plantão e os fanáticos por bacon irão ganhar um festival com pratos inspirados nessas duas delícias, juntamente com os melhores rótulos de cerveja artesanal. O presente é cortesia do Espaço As Meninas Feiras e Eventos, atendendo aos pedidos dos fãs desta dupla genial.

“Já promovemos festivais com tantas delícias, mas ainda faltava um dedicado à batata, um dos ingredientes mais consumidos no mundo, junto com o bacon, outra grande paixão dos paulistanos. Para completar essa dupla perfeita, cervejas artesanais. Tudo está sendo organizado e preparado com muito carinho”, destaca Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

A batata, um dos alimentos mais populares e o quarto mais consumido do mundo, surgiu na Cordilheira dos Andes, próximo ao Lago Titicaca. Foi levado para outras regiões do mundo, incluindo o Brasil, por colonizadores europeus. Aqui, no sul do país, serviu de alimentação básica para os colonos até final do século XIX. Com milhares de variedades e diferentes cores, sabores e tamanhos, a batata é utilizada em inúmeras receitas que satisfazem a todos os paladares.

O bacon é considerado uma das carnes consumidas há mais tempo pela humanidade, com registros datando do ano de 1.500 A.C. Naquele tempo, cobria-se a carne de porco com sal para absorver o sabor. No ano de 1.500, a Espanha teria oferecido porcos aos americanos nativos como oferta de paz, porque sabia que eles gostavam daquela carne. O bacon se popularizou nos Estados Unidos e a partir de 2.000 houve uma forte campanha pela sua introdução no Brasil. Hoje é um produto muito importante na culinária brasileira.

Em paralelo, para homenagear a culinária oriental que os paulistanos tanto adoram, acontecerá o 1º Festival do Shimeji e do Shitake do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

“O shimeji é considerado o mais delicioso dos cogumelos da culinária japonesa. Atualmente é um dos mais difundidos no mundo. Já o shitake, dizem os orientais, representa longevidade e vem sendo usado até mesmo como medicamento há mais de 6.000 anos por suas propriedades benéficas à saúde. Essa dupla de sabores tão peculiares, que conquistou os brasileiros, também merece um festival”, acrescenta Elaine Vilela.

Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e do centro da capital paulista.