Kobra transforma ônibus em galeria e estaciona na Vila Madalena

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

Em parceria com a Catraca Livre, A exposição “Galeria Circular”, do artista paulistano, acontece de 27 de agosto a 8 de setembro, sempre das 9h às 17h, em 13 lugares da Grande São Paulo, a maioria na periferia. A entrada é franca. Kobra fez questão que o projeto estreasse no Campo Limpo, bairro onde passou a infância.
Uma das paradas é o Parque da Vila Madalena, onde Kobra pintou a imagem de Tom Zé: domingo, 1 setembro.

 
Kobra deixa sua arte impressa no transporte de SP

O muralista paulistano Eduardo Kobra leva para as ruas na próxima semana um dos seus maiores e mais planejados projetos. Na terça-feira, 27 de agosto, dia em que faz 44 anos de vida, ele começa a exposição itinerante “Galeria Circular” onde levará suas obras, entre originais e reproduções, até o dia 8 de setembro, sempre das 9h às 17h, a 13 lugares da Grande São Paulo, especialmente da periferia. Para a exposição, que celebra 30 anos de trabalho nas ruas da maior cidade do País, Kobra conta com um ônibus completamente adaptado, que foi transformado em uma galeria de arte. A exposição tem entrada franca.

“Sonhei com esse projeto durante três anos. Tem tudo a ver com as minhas origens. Tudo o que fiz ao redor do mundo devo a São Paulo. Em dez anos fiz apenas duas exposições, ambas no Exterior. Agora, temos esse ônibus que virou uma galeria, onde posso levar meu trabalho de acordo com o objetivo maior da arte pública: possibilitar a todas as pessoas o acesso à arte”, conta Kobra, que tem murais realizados em 20 países, o primeiro feito em Londres, no Reino Unido, em 2011, na parede externa do importante centro cultural Roundhouse.

Para a transformação do ônibus, Kobra contou com o apoio do escritório de Arquitetura Hornos Morillon, do arquiteto Douglas Morillon e do engenheiro Felipe Hornos. Kobra também faz questão de destacar a Dionísio.Ag, agência especializada em arte, que participou da logística, ajudando no contato com os fornecedores “e na programação para que tudo chegasse nos prazos corretos”.

​Respeitando as suas raízes, o famoso artista urbano brasileiro fez questão de começar o projeto no bairro onde viveu toda a infância: Campo Limpo. A estreia será no Projeto Arrastão (a programação para todos os dias ainda não está completamente definida. Enviaremos depois um release final, mas já está confirmado que no dia 27 de agosto haverá às 13h30 o lançamento oficial da “Galeria Circular” e uma apresentação do grupo de percussão “Arrasta Lata”).

Veja as datas

Dia 27 de agosto, terça-feira,
Onde – Campo Limpo (Zona Sul), Projeto Arrastão, à rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, com apresentação do grupo de percussão “Arrasta Lata” às 13h30.

Dia 28 de agosto, quarta-feira
Onde: Grajaú (Zona Sul), à Praça José Boemer Roschel, na esq. da av. Carlos Oberhuber com rua Rubem Souto de Araújo, na Vila São José;

Dia 29 de agosto – quinta-feira.
Onde: Paraisópolis (Zona Sul), no CEU Paraisópolis, à rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n, com apresentação do Balé de Paraisópolis, às 14h.

Dia 30 de agosto, sexta-feira
Onde: em Diadema, à Praça da Moça, no Centro

Dia 31 de agosto, sábado
Onde: Itaquera (Zona Leste), no Parque do Carmo, à av. Afonso de Sampaio e Souza, 951

Dia 1º. de setembro, domingo
Onde: Vila Madalena (Zona Oeste), à rua Medeiros de Albuquerque, 270;

Dia 2 de setembro, segunda-feira
Onde: Vila Guilherme (Zonas Norte), no Parque do Trote, à av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n

Dia 3 de setembro, terça-feira
Onde: Brasilândia (Zona Norte), na Fábrica de Cultura Brasilândia, à av. General Penha Brasil, 2.508

Dia 4 de setembro, quarta-feira
Onde: Heliópolis (Zona Sul), CEU Heliópolis, à Estrada das Lágrimas, 2.385, com apresentação de RAP, em horário ainda indefinido;

Dia 5 de setembro, quinta-feira
Onde: Cidade Tiradentes (Zona Leste), Creche Nossa Senhora do Divino Pranto, à av. dos Metalúrgicos, 1.899

Dia 6 de setembro, sexta-feira
Onde: Jardim Noronha (Zona Sul), no Campo de Futebol, à rua Três Corações, à altura do número 874, no ponto final da linha Jd. Porto Velho

Dia 7 de setembro, sábado
Onde: Bom Retiro (Centro), no Projeto Novos Sonhos, à Al. Cleveland, 484, com apresentação da Companhia Infantil e Juvenil Novos Sonhos, com música clássica e percussão, respectivamente, a partir das 13h30

Dia 8 de setembro, domingo
Onde: av. Paulista (Paraíso), à Praça Osvaldo Cruz, em frente ao Japan House, esquina com rua 13 de Maio

Compartilhe: