3 negócios inspiradores que lucram fazendo o bem

Um oferecimento da Braskem

Os desafios sociais existentes no mundo são inúmeros, sejam na área da saúde, habitação, ou educação. As formas para superá-los, em contrapartida, se multiplicam. Cada vez mais, surgem os chamados negócios sociais, que nascem com a missão de diminuir os problemas do planeta.

Esse tipo de empreendedorismo, em franco crescimento no mundo, permite unir impacto positivo à sociedade com sustentabilidade financeira. Listamos abaixo três casos de negócios sociais. Todos usam um material barato, o plástico, como matéria-prima para transformar a vida das pessoas.

Canudo que filtra água contaminada

Canudo transforma água suja em potável

Desenvolvido por uma empresa suíça, o tubo de plástico com filtros internos torna potável a água contaminada com micro-organismos, evitando assim cólera, febre tifoide e diarreia. A ideia visa ajudar a diminuir os números da OMS, que apontam para a morte de 4 mil crianças por dia por ingestão de água contaminada.

Casas de baixo custo

Abrigo feito inteiramente de plástico

A solução para moradores de rua e refugiados veio da ideia de designers americanos que criaram um abrigo de emergência feito inteiramente de plástico. O material é de baixo custo e pode ser montado por duas pessoas em cerca de 20 minutos.

Incubadora portátil que salva vidas

Incubadora portátil evita morte de prematuros

Da ideia de quatro estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, nasceu uma incubadora portátil, 99% mais barata do que as convencionais. Sua composição plástica proporciona fácil higienização e garante até 50 utilizações. No mundo subdesenvolvido, o acesso a incubadoras está limitado pelo custo e distância entre as comunidades e os hospitais, e por isso, a invenção poderia salvar milhões de prematuros e recém-nascidos todo ano.