3 Tipos de conteúdo para Instagram que você deve começar a fazer

Por: Rafael Guandalini

Se você tem uma marca e quer vender online, já deve ter ouvido falar da importância de se criar conteúdo para Instagram, certo?

Esta é, hoje em dia, quase que uma obrigação para qualquer negócio. Afinal, como gostamos de dizer no Vitrine360, nessa época das redes sociais em que vivemos, propaganda não é mais a alma do negócio. Já o conteúdo, este sim, é.

Cada vez menos as pessoas querem ser interrompidas por anúncios. Ao contrário, elas querem conversar e interagir com a sua marca, e isso fica impossível se o seu Instagram se resumir a postagens de produtos, um atrás do outro, de maneira repetitiva e cansativa.

Muitas pessoas entram no universo online e ignoram que ele é mundo diferente do mundo físico. Ignoram que o Instagram não deve ser um catálogo de produtos, e sim uma mídia em que prevaleça a conversa, na qual as pessoas tenham possibilidade de participar e fazer parte também.

Ainda assim, mesmo as marcas que já sabem da importância de se criar conteúdos, ainda ficam com uma dúvida muito comum: que tipo de conteúdo produzir?

É por isso que hoje preparamos uma lista com 3 tipos de conteúdo que você pode produzir para o seu Instagram.

Dentro destes 3 tipos, existem diversas alternativas que você pode elaborar para sua estratégia, criando assim uma infinidade de idéias para você começar a colocar em prática hoje!

Vamos a eles:

  • Contéudos sobre os Bastidores da sua marca.
Mostrar Seus Bastidores é uma ótima estratégia de conteúdo para instagram

Em um momento em que é cada vez mais comum ouvir falar de golpes no Instagram, envolvendo perfis fakes que fingem ser um negócio de verdade, é cada vez mais importante que você mostre o ser humano por trás do seu perfil.

Para isto, você pode aproveitar recursos como o Instagram Stories para contar mais sobre a sua marca: sua história, seus diferenciais, os bastidores do seu escritório. Pode, inclusive, mostrar momentos da sua vida pessoal, desde que, claro, eles sejam relevantes e condizentes com os valores da sua marca.

Estes bastidores podem ser mostrados tanto em postagens no feed, quanto nos Stories e até mesmo nas lives. Além de passar credibilidade, dar as caras no seu instagram ainda vai reforçar muito a sua autoridade, e este é um dos gatilhos mais importantes para quem quer ter vendas na Internet.

  • Tutoriais de Como Usar o Seu Produto

Uma ótima forma de “vender sem vender” é através de dicas sobre como utilizar o seu produto. No caso do mercado de moda e artesanato, por exemplo, isso fica mais evidente: imagine oferecer tutoriais sobre como vestir o seu produto, como combinar com outras peças, mostrar o que vai bem com ele e o que não vai.

Isto, além de estar gerando conteúdo para o seu público, ainda ajudaria a quebrar diversas objeções de venda que seu público possa ter. Objeções, se você não sabe, são motivos pelos quais as pessoas não querem comprar seu produto. Então, imagine que um potencial cliente viu um produto seu, mas não sabe se ele cairia bem, não sabe se o tamanho é correto. Com conteúdo, você pode tirar essas dúvidas e assim, na hora de vender, suas chances serão bem maiores.

  • Ensine seu público a fazer o que você faz.

Muita gente acha que somos loucos de falar isso, mas a verdade é que ensinar a sua arte para as pessoas vai fazer a sua autoridade crescer de maneira estratosférica no Instagram. Então, se você é muito bom em crochê, ensine as pessoas como fazer crochê. Se você é uma confeiteira, ensine as pessoas a fazer doces. E assim por diante.

O pensamento inicial de qualquer um, é pensar que estão criando concorrentes para eles próprios, mas isso está longe de ser verdade. Ao ensinar a sua arte, sem medos, sem sentimentos egoístas, você vai ampliar firmar a sua imagem como a de um especialista no seu mercado rapidamente. Ainda, vai fazer com que as pessoas fiquem loucas para comprar seus produtos ou utilizar seus serviços também.

Por isso, compartilhe seu conhecimento com as pessoas, e rapidamente elas virão atrás de você.

Estes são 3 tipos de conteúdo para Instagram que você pode incluir no seu cronograma de postagens o mais rápido possível.

Então, agora é com você.

Quando você começar a postar conteúdo para Instagram, em pouco tempo verá a mágica acontecer: seu engajamento aumentar, a interação com os seguidores também e, aos poucos, as vendas vão começar a aparecer.

Conteúdo para Instagram é um tema tão importante para sua estratégia de redes sociais, que temos uma aula específica só disso no Curso Revoluciona Instagram, parceria entre o Vitrine360 e o Catraca Livre, que tem como intuito, como o próprio nome diz, revolucionar a sua estratégia de negócios.

Para ver mais detalhes sobre o curso, acesse por aqui.

E fique de olho pois, na próxima semana, voltamos com mais conteúdo sobre Marketing Digital no Instagram.