5 tipos de conversa que você deve evitar no trabalho

Por: Publi Comunicar erro

Um dos segredos (nem tão secretos assim) para se dar bem em qualquer profissão é se comunicar bem.  Saber se expressar de uma maneira objetiva é essencial para emplacar ideias e liderar. Mas não é por isso que se deve sair por aí tagarelando aos quatro ventos.

Embora seja fácil criarmos amizades e afinidades no trabalho, existem alguns assuntos que é melhor ficar fora do ambiente profissional. Veja quais são, segundo um estudo da TalentSmart:

Lamentações sobre o emprego

Quem disse pra você que trabalhar é somente louros e glórias mentiu! Mas ficar reclamando do trabalho no próprio trabalho não é exatamente a melhor ideia. Imagina, por exemplo, em uma conversa com um colega você dizendo que faz as coisas sem vontade e que não gosta do que faz. Amanhã, ele se torna chefe e aí terá aquela visão negativa sobre você.

Istock/ fotostorm
Crédito: Slobodan Vasic FotostormCertos assuntos que não são da esfera profissional devem ser evitados no escritório

Fofocas profissionais

Nada de sair por aí comentando sobre o bafafá entre a assistente de RH e o auxiliar administrativo, hein? Fofocas são viciantes, mas antes de fazer isso, lembre-se daquele ditado de que as paredes têm ouvido. E têm mesmo!  E há sempre alguém que deixa escapar essas conversas inconscientemente. Se perceber que seus colegas estão reunidos comentando a vida de outros, o melhor a se fazer é pedir licença e se afastar.

Dinheiro, salários e afins

Cá entre nós, é tentador saber se o seu salário está na média dos colegas que desempenham a mesma função que você, mas é muito indelicado tocar nesse assunto com eles.  Esse é o tipo de informação que só gera intriga e sentimento de injustiça.  Então, melhor não tocar no assunto.

 Problemas pessoais

Não é só você que tem problemas para resolver fora do trabalho. Todo mundo passa por uma dificuldade ou outra, seja de ordem financeira, amorosa ou familiar. Mas o ambiente profissional não é lugar para desabafar sobre isso. Agora, se esses problemas estiverem atrapalhando seu desempenho no trabalho, converse com o seu gestor e explique a situação.

Novo emprego

Revelar que você está em busca de um novo emprego não é recomendável. Afinal, há a chance de que sua procura não seja bem-sucedida. Aí, o resultado é um clima chato na equipe. O melhor é esperar até que os seus planos se concretizem para aí, então, dar a notícia.

Compartilhe:

Tags: #Trabalhos
1
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
2
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …